Organização e estruturação são alguns pontos cruciais para uma empresa se consolidar no mercado e conquistar mais clientes. A gestão comercial atua nesse sentido, ajudando na análise de indicadores e permitindo melhorias contínuas em negócios varejistas, por exemplo.
Trazendo para as indústrias químicas, é fato que a tecnologia é crucial em uma boa gestão comercial. Do contrário, o setor ficaria estagnado e com pouca competitividade, agregando pouco ou nenhum valor aos seus clientes e parceiros. Neste artigo, vamos falar melhor sobre o tema, explicando como um ERP auxilia empresas em sua gestão comercial. Boa leitura!
O que é gestão comercial e porque é tão importante?
Planejar estratégias e gerenciar ativos e pessoas: estas são algumas das principais atribuições da gestão comercial. Na prática, o gestor responsável deve prezar pela fluidez e eficiência dos processos de venda, bem como a produtividade e boa comunicação da equipe. Alguns conhecimentos importantes requeridos deste profissional são:
- análises;
- rentabilidade;
- estratégias de vendas.
Um dos principais pontos que reforçam a importância da gestão comercial é o monitoramento. Em outras palavras, mediante os indicadores de performance definidos no planejamento, o gestor precisa ter a visão e o entendimento sobre as informações obtidas, de modo a facilitar as suas tomadas de decisão. Assim, a empresa passa a ter potencial de crescimento, bem como aumento das vendas e competitividade.
Como um ERP pode auxiliar na gestão comercial?
Um software ERP trabalha com dados integrados. Isso significa que todas as informações dos setores – inclusive o comercial – podem ser disponibilizadas em uma única interface. Dessa forma, os relatórios apresentados pelo sistema são precisos e apresentam uma visão integral de todos os processos da empresa.
Falando sobre organização, o ERP permite guardar um histórico de compras do cliente. Isso permite tornar o processo de venda mais ágil e menos burocrático, visto que algumas etapas podem ser eliminadas. A solicitação de dados sempre que o cliente for contatado deixa de existir ou passa a ocorrer em uma frequência muito menor.
Sendo uma solução integrada, o ERP facilita também a comunicação com o setor de telemarketing da indústria química. O benefício imediato disso está relacionado com o ganho de tempo, visto que a notificação nos sistemas é praticamente instantânea. Portanto, não é mais necessário esperar muito para uma venda ser concretizada, pois os sistemas de vendas e telemarketing estão integrados e compartilhando entre si dados em tempo real.
Porque o ERP da ACEDATA software?
O ERP da ACEDATA Software proporciona, entre outras coisas, segurança e mobilidade aos seus usuários industriais. Algumas funcionalidades específicas para indústrias químicas são:
- Gestão de todas as etapas da venda, desde a cotação até a entrega do produto acabado ao cliente;
- Parametrização da política comercial da empresa no ERP;
- Gestão da carteira de pedidos e evolução das vendas através de dashboards.
A gestão comercial para indústrias químicas deve ser fortemente focada na tecnologia. Por este motivo, investir em um ERP pode trazer diversos ganhos, sendo que os principais deles são a possibilidade de melhor controlar os processos de venda e otimizá-los continuamente.
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