fbpx

O que são indicadores de desempenhos financeiros?

O que são indicadores de desempenhos financeiros?

Indicadores de desempenho financeiro são métodos que permitem avaliar a saúde financeira de um negócio, assim é possível avaliar o impacto de um investimento e se houve realmente um ganho com ele. Muito mais do que conhecer apenas o lucro ou receita de uma indústria, você pode conferir se as finanças vão bem ou não com base em outros critérios.

Os indicadores de desempenho financeiros são fundamentais para qualquer negócio, as finanças são vitais para qualquer empresa, pois elas que determinam se o negócio é realmente rentável, se o planejamento tem sido efetivo ou se a empresa corre sérios riscos.

Neste texto, você vai entender do que se trata os indicadores de desempenho financeiro, sua importância e como monitorá-los com o auxílio da tecnologia. Boa leitura!

O que são indicadores de desempenho financeiro?

Os indicadores de desempenho financeiro, também conhecidos como KPIs financeiros, são métricas aplicadas com o objetivo de analisar a saúde financeira da empresa. Em outras palavras, por meio dos indicadores é possível descobrir informações sobre a lucratividade, liquidez e outros detalhes sobre a saúde financeira do seu negócio.

Assim, os indicadores de desempenho financeiro funcionam como bússolas, guiando o caminho de gestores e diretores, para que estes possam tomar decisões assertivas de acordo com as finanças da indústria naquele momento. Ou seja, por meio dessas informações é possível decidir por qual caminho seguir, considerando o que apresenta maiores oportunidades de lucro.

Qual a importância de usar indicadores de desempenho financeiro?

Os indicadores financeiros servem tanto para apontar o desempenho no passado, resultados em um determinado período no passado, quanto no momento presente. Assim, é possível comparar os dois períodos e até mesmo ter uma previsão do lucro futuro. Os indicadores trazem segurança financeira para a empresa, para que ela possa verificar como está no momento e prever como estará em determinado período no futuro.

Os resultados permitem também enxergar quais são os pontos críticos em relação às finanças, buscando corrigir a situação de maneira estratégica. De forma geral, é uma análise financeira personalizada, de acordo com a realidade da empresa e que traz conhecimento sobre a situação do negócio. Assim, é possível se planejar de maneira adequada e direcionar esforços para o que precisa melhorar.

Como analisar os indicadores de desempenho financeiro?

Há uma série de indicadores de desempenho financeiro. Ele pode ser a margem bruta, a margem de custos, o ROI (Retorno Sobre o Investimento), entre outros.

Independente do indicador escolhido, é importante que a empresa conte com informações assertivas, que podem ser conquistadas, por exemplo, por meio de um sistema integrado ERP. Para analisar, considere os seguintes fatores:

Comparação: compare os resultados atuais com os resultados passados, para que tenha uma base histórica com as referências passadas do caixa da empresa. Dessa forma, é possível compreender a evolução da saúde financeira da empresa ao longo do tempo, o que traz mais possibilidades de análise.

Interpretação: uma margem menor de lucro nem sempre indica um resultado ruim. Há casos em que a empresa cortou investimentos e passou a lucrar menos, mas mantendo o equilíbrio. Por isso é preciso que se analise os indicadores com cautela e de acordo com o que era esperado pela empresa.

Decisão: a partir da interpretação, cabe aos gestores financeiros determinar estratégias para melhorar a saúde financeira do negócio. Ou então, para se manter estável ou mesmo projetar um crescimento a longo prazo.

Os indicadores de desempenho financeiro te ajudam a compreender de verdade a saúde financeira do seu negócio. Para ter acesso a informações detalhadas, um sistema ERP é fundamental, pois te fornece dados sobre o fluxo de caixa e gestão financeira completa.

Você quer todo esse potencial na sua indústria? Agende uma apresentação e conheça mais do ACEDATA ERP.

Compartilhe:

LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Facebook
Com experiência de 25 anos atendendo indústrias de todos os portes, o ACEDATA ERP é a solução em Gestão Empresarial, completa e especializada no segmento industrial, que deixará a rotina mais ágil, prática e eficiente.
O melhor aliado da sua equipe de vendas, onde ela estiver, de qualquer dispositivo Android conectado à internet. Em conjunto com o ACEDATA ERP, todos os dados são sincronizados em tempo real.
Eleve a tomada de decisões de sua indústria para outro patamar, com o nosso Business Intelligence. Acesso completo à todas informações e relatórios, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Leia também:

O que são indicadores de desempenhos financeiros?

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Mais organização, controle e resultados.

Leia também:

Venda com agilidade, segurança e desempenho.

Envie os dados abaixo em breve nossa Central de Vendas entrará em contato.

Preencha todos os dados abaixo e clique em solicitar