fbpx

SPED: tudo o que você precisa saber sobre escrituração digital

SPED: tudo o que você precisa saber sobre escrituração digital

SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é um sistema desenvolvido pelo governo brasileiro para incentivar a escrituração digital de documentos contábeis. O SPED foi criado para ajudar empresas e contabilistas a simplificar e melhorar a forma como lidam com documentos fiscais, tornando-os mais confiáveis e seguros.

Implementação

A partir da implantação do SPED, todas as empresas brasileiras devem transmitir suas informações tributárias de forma eletrônica, compartilhando dados com a Receita Federal, SEFAZ (Secretaria da Fazenda) e outros órgãos.

O sistema foi criado para unificar as informações e permitir a integração entre os órgãos fiscalizadores, facilitando o processo de fiscalização e melhorando a qualidade da informação fiscal. Com isso, o SPED oferece maior segurança e confiabilidade, pois todas as informações são transmitidas com criptografia e assinatura digital, garantindo que não haja falsificação de dados.

O SPED possibilita também a redução da carga tributária, pois permite que as empresas realizem seus pagamentos de forma mais rápida e eficiente, evitando erros e pagamentos indevidos.

A implantação do SPED é obrigatória para todas as empresas brasileiras que desejam se enquadrar nas normas tributárias do país, e ela é realizada com ajuda de profissionais especializados, que auxiliam as empresas na transmissão dos dados de forma correta.

Os principais benefícios de adotar o SPED

Um dos principais benefícios do SPED é a redução dos custos com a contabilidade. Por meio do sistema, é possível encontrar soluções inovadoras para a automação dos processos contábeis, permitindo que as empresas economizem tempo e dinheiro.

Outro grande benefício do SPED é a melhoria na qualidade dos dados contábeis. O sistema permite a coleta, a integração e a validação de informações com maior precisão, o que garante que o relatório contábil seja mais preciso. Com isso, o SPED também permite que as empresas mantenham uma maior transparência nos dados contábeis, facilitando a fiscalização e a prevenção de fraudes.

O sistema também torna mais simples e rápida a troca de informações entre as empresas e os órgãos fiscais. Portanto, adotar o SPED é uma excelente forma de modernizar toda a contabilidade de sua empresa, pois o sistema oferece vários bons atributos.

Principais obrigações a serem cumpridas por contribuintes adotando o SPED

Com o SPED, os contribuintes brasileiros são obrigados a arquivar documentos como livros contábeis, balanços patrimoniais, demonstrações contábeis, entre outros.

Tais documentos devem ser arquivados eletronicamente no sistema, de acordo com as especificações estabelecidas pelo governo. Além disso, os contribuintes devem cumprir várias obrigações ao adotar o SPED.

Essas obrigações incluem a apresentação de relatórios e documentos contábeis, a realização de auditorias internas e a implementação de processos de verificação de dados.

Também exige que os contribuintes adotem medidas de segurança para garantir a proteção de seus dados. Segundo as normas estabelecidas pelo governo, os contribuintes devem implementar medidas de segurança específicas para garantir que os dados armazenados eletronicamente estejam seguros.

Após saber mais sobre o SPED, te convidamos a conhecer o ACEDATA ERP. Com ele, toda a rotina SPED é automatizada e integrada com os órgãos fiscalizadores.

Compartilhe:

LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Facebook
Com experiência de 25 anos atendendo indústrias de todos os portes, o ACEDATA ERP é a solução em Gestão Empresarial, completa e especializada no segmento industrial, que deixará a rotina mais ágil, prática e eficiente.
O melhor aliado da sua equipe de vendas, onde ela estiver, de qualquer dispositivo Android conectado à internet. Em conjunto com o ACEDATA ERP, todos os dados são sincronizados em tempo real.
Eleve a tomada de decisões de sua indústria para outro patamar, com o nosso Business Intelligence. Acesso completo à todas informações e relatórios, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Leia também:

SPED: tudo o que você precisa saber sobre escrituração digital

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Mais organização, controle e resultados.

Leia também:

Venda com agilidade, segurança e desempenho.

Envie os dados abaixo em breve nossa Central de Vendas entrará em contato.

Preencha todos os dados abaixo e clique em solicitar