fbpx

Gestão Industrial – Desorganização e falta de integração das informações

Gestão Industrial – Desorganização e falta de integração das informações

A informação hoje é um dos principais ativos de qualquer empresa, seja ela uma indústria ou um comércio. É a análise de números, índices e informações qualitativas que dão o norte a todo e qualquer modelo de negócio, apontando oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos.

Um dos grandes problemas existentes hoje nas indústrias está relacionado à forma como essas informações são captadas e utilizadas (na verdade, como elas NÃO são captadas e NÃO são utilizadas).
E quando dizemos isso não estamos dizendo que planilhas são ruins, como muita gente imagina. O grande problema das planilhas é que, com o tempo, elas passam a ser mais trabalhosas e consomem um tempo de atualização que muitas das vezes poderia ser empregado em ações mais efetivas, com mais confiabilidade e mais agilidade, como um sistema de Gestão específico, por exemplo.

Ao contrário do que se imagina, não é preciso ser grande para ser organizado.

A organização e o monitoramento dos processos internos começam junto com a empresa, e quanto mais ela for organizada e estruturada no início, mais fácil será crescer mantendo esse mesmo ritmo. Isso permite que a equipe, ao crescer com a chegada de novos membros, se adapte a um sistema e política já existente na empresa.

As informações relacionadas à produção, ao material humano, ao setor financeiro, estoque, manutenção, entre outros, devem estar constantemente atualizadas e integradas, permitindo que supervisores, gerentes e diretores tenham fácil acesso para garantir o monitoramento próximo e em tempo real de cada um dos processos, identificando rapidamente possíveis falhas e ajustes.
Para que isso ocorra, um fator é primordial: o gestor precisa necessariamente conhecer a fundo o processo de sua empresa.

Engana-se quem acha que consegue coordenar uma indústria sem conhecer seus processos de produção e fatores básicos de administração, fluxo de caixa e gestão de pessoas.

Lembre-se: não é possível avaliar o estado real de um modelo de negócio se as informações não existem ou são desencontradas, ou ainda se elas existem mas o gestor não tem a menor ideia de como tirar proveito das mesmas para o crescimento da indústria e a melhoria de cada um dos processos de produção, de vendas e de compras.

O raciocínio é simples: informações coesas e atualizadas geram cenários, e cenários implicam em análises para a tomada de decisão. Falhas nesse processo acarretam em decisões equivocadas e consequências muitas vezes trágicas para o negócio. A pergunta que não quer calar é: como a sua indústria lida com as informações necessárias para os processos internos?

Compartilhe:

LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Facebook
Com experiência de 25 anos atendendo indústrias de todos os portes, o ACEDATA ERP é a solução em Gestão Empresarial, completa e especializada no segmento industrial, que deixará a rotina mais ágil, prática e eficiente.
O melhor aliado da sua equipe de vendas, onde ela estiver, de qualquer dispositivo Android conectado à internet. Em conjunto com o ACEDATA ERP, todos os dados são sincronizados em tempo real.
Eleve a tomada de decisões de sua indústria para outro patamar, com o nosso Business Intelligence. Acesso completo à todas informações e relatórios, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Leia também:
Desorganização

Gestão Industrial – Desorganização e falta de integração das informações

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Mais organização, controle e resultados.

Leia também:

Venda com agilidade, segurança e desempenho.

Envie os dados abaixo em breve nossa Central de Vendas entrará em contato.

Preencha todos os dados abaixo e clique em solicitar