fbpx

Como um ERP ajuda empresas do setor químico na Gestão de finanças

Como um ERP ajuda empresas do setor químico na Gestão de finanças

Ter uma boa gestão de finanças é importante para qualquer empresa e não seria diferente para o setor químico. Na prática, uma planilha do Excel pode suprir as necessidades de curto prazo, mas com o passar do tempo, o negócio precisará de um ERP.

Lidar com muitos dados manualmente tornam os processos muito suscetíveis a erros, mas a automação e a centralização torna-os mais rápidos e eficientes, mantendo a empresa sempre competitiva. Para entender melhor a importância de um ERP na gestão de finanças e algumas de suas principais funcionalidades, continue a leitura do nosso artigo até o final!

Para que serve a gestão de finanças em um ERP?

Trabalhar com dados integrados é uma das maiores necessidades das empresas, sendo que o ERP serve para facilitar o gerenciamento das entradas e saídas do caixa, bem como auxiliar gestores em melhores tomadas de decisão.

Na prática, com um software de Gestão ERP todos os setores da indústria química trabalham de forma interligada, compartilhando dados entre si. Sem ele, cada departamento trabalha de maneira isolada, isto é, cada um utilizando um software diferente, o que dificulta a compatibilidade entre os dados. A seguir falaremos sobre algumas das principais funcionalidades de um ERP na gestão de finanças. Acompanhe!

Contas a receber

Quando se faz manualmente o controle do dinheiro que entra na empresa, erros sempre podem acontecer. No entanto, por meio dessa funcionalidade, o ERP organiza de forma rápida todas as informações, liberando os colaboradores para desempenhar outras atividades do setor.

Isso é fundamental para a indústria química pois uma boa gestão do contas a receber, evita atraso nos recebimentos, reduz a inadimplência, possibilita fazer um planejamento dos investimentos e cumprir com as obrigações, tais como remunerar os profissionais e arcar com todos os custos, impostos e demais responsabilidades da companhia.

Contas a pagar

Tão importante quanto o contas a receber, o contas a pagar gerencia todas as contas a serem pagas pela empresa, evitando atrasos, multas e juros. Mesmo em indústrias químicas de médio porte, é muito difícil fazer essa gestão usando somente planilhas do Excel, dado que existem diversos prazos e condições de pagamento a serem observadas nesse tipo de operação.

Fluxo de caixa

A funcionalidade de fluxo de caixa tem por objetivo coordenar com eficiência todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, sendo que o ERP auxilia gestores por meio de previsões financeiras, tornando a gestão financeira não só eficiente, mas capaz de promover o crescimento escalável da indústria química no médio e longo prazo.

Cobrança e Pagamentos eletrônicos

Através de integração direta com os bancos, a cobrança e o pagamento eletrônico tornam os processos de receber e pagar muito mais ágil e sem erros, pois tudo é feito de forma digital e integrada.

A gestão de finanças se torna mais ágil, eficiente e segura com auxílio de um ERP, sendo crucial conhecer as necessidades do negócio em termos de processos e tecnologias para se proceder com a implantação de um software de gestão. Nós da ACEDATA Software podemos ser a sua parceira, pois nossa solução possui várias funcionalidades úteis ao setor químico além das descritas neste artigo, como controle de produção puxada e empurrada e o controle de industrialização e remessas.

Entre em contato e obtenha mais informações de como a ACEDATA Software pode potencializar o crescimento da sua empresa do setor químico!

Compartilhe:

LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Facebook
Com experiência de 25 anos atendendo indústrias de todos os portes, o ACEDATA ERP é a solução em Gestão Empresarial, completa e especializada no segmento industrial, que deixará a rotina mais ágil, prática e eficiente.
O melhor aliado da sua equipe de vendas, onde ela estiver, de qualquer dispositivo Android conectado à internet. Em conjunto com o ACEDATA ERP, todos os dados são sincronizados em tempo real.
Eleve a tomada de decisões de sua indústria para outro patamar, com o nosso Business Intelligence. Acesso completo à todas informações e relatórios, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Leia também:

Como um ERP ajuda empresas do setor químico na Gestão de finanças

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Mais organização, controle e resultados.

Leia também:

Venda com agilidade, segurança e desempenho.

Envie os dados abaixo em breve nossa Central de Vendas entrará em contato.

Preencha todos os dados abaixo e clique em solicitar