Gestão de Materiais

Confira como fazer a gestão de materiais na indústria química

Realizar uma boa gestão de materiais na indústria química pode ser a chave para o sucesso. Por meio dessa atividade é possível controlar e fiscalizar tudo o que está relacionado aos recursos da empresa de forma a assegurar a otimização dos processos internos e uso adequado dos materiais.

Essa gestão é responsável por vários setores da empresa como almoxarifado, estoque e produção. Ela assegura que todos os insumos e produtos sejam inspecionados, possibilitando qualidade. Quer aprender como fazer o gerenciamento de materiais na indústria química? Então, continue a leitura e confira algumas dicas que preparamos para você!

Cadastro de produtos com dados específicos

O primeiro passo para ter uma boa gestão de materiais na indústria química é realizar o cadastro de produtos com dados específicos a cada um deles. Por meio dessa medida, você consegue otimizar a gestão de seu estoque e conta com informações relevantes sobre como manipular e assegurar segurança aos colaboradores.

Além disso, vale investir em uma boa sinalização, apontando os riscos de cada produto. Para isso, invista em um sistema de gestão que auxilie no cadastro do produto e ofereça eficiência e organização ao fazer a gestão de materiais.

Emissão de laudos, guias e etiquetas

A emissão de laudos, guias e etiquetas pode auxiliar você na hora de organizar os materiais da empresa. Por exemplo, por meio de relatórios você consegue entender quais são os itens mais utilizados na produção e melhorar a disposição no estoque.

Também é possível etiquetar os materiais para quem fizer a manipulação tenha informações sobre eles. Assim, você aumenta a segurança em sua indústria e assegura que todos os itens necessários para o bom andamento da produção estejam à disposição.

Para assegurar que a etiquetagem seja eficiente e garantir a identificação de forma padronizada, utilizar o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos é uma ótima saída.

Integração por arquivo com órgãos controladores

Existe uma lista de produtos controlados que precisam de integração com órgãos controladores, e fazer uma boa gestão deste tipo de material é essencial para manter a indústria química adequada à legislação e evitar contratempos.

Assim, um bom meio para lidar com possíveis dificuldades na gestão desse tipo de materiais é contar com um software que garanta integração por arquivo com órgãos que exercem controle, como Polícia Civil, Polícia Federal por meio da Divisão de Controle e Fiscalização de Produtos Químicos, Exército e Ministério da Agricultura.

Controle de custos

O sucesso de uma indústria passa muito pelo modo em que o controle de custos é realizado. E uma boa forma de otimizar os custos da empresa é por meio de uma boa gestão de materiais.

Assim, para assegurar a minimização de custos é importante investir em um bom layout, funcionários bem treinados e, principalmente, com boas soluções tecnológicas que ofereçam informações e recursos para melhorar a gestão de material na empresa, como o ACEDATA ERP.

Recebimento de materiais e expedição de produto acabado

Garantir um bom controle de entradas e saídas dos materiais é fundamental para que a gestão seja de primeira. Por meio dele, você mantém seu estoque otimizado e consegue entender quais são as necessidades da sua Indústria Química.

Se você quer garantir uma boa gestão de materiais na indústria química, investir em um software de qualidade é fundamental. Nesse sentido, o ACEDATA ERP Indústria Química lhe é uma opção completa. Por meio dele, você consegue atender as demandas da sua indústria de forma ágil, prática e eficiente, pois conta com funcionalidades que vão auxiliar nas rotinas da empresa.

Quer saber mais sobre essa solução? Então, agende uma apresentação online sem custos agora mesmo!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Mais organização, controle e resultados.

Leia também:

Venda com agilidade, segurança e desempenho.