fbpx

Saiba como gerenciar os padrões de qualidade da sua indústria química

Saiba como gerenciar os padrões de qualidade da sua indústria química

Gerenciar os padrões de qualidade na indústria química se trata de uma questão de segurança e ética com os consumidores. Por esse motivo é importante ter as ferramentas necessárias para o acompanhamento, o que garante total controle em todas as etapas, a satisfação do público e, claro, o cumprimento das normas. Neste artigo, vamos abordar como gerenciar os padrões de qualidade da sua indústria química.

Como gerenciar os padrões de qualidade da sua indústria química

Deixar de controlar a qualidade traz problemas como violação de normas, falta de credibilidade no mercado e nos casos mais sérios, pode até mesmo comprometer a saúde dos clientes. Por esses motivos, saber gerenciar os padrões de qualidade é um requisito essencial para a operação de qualquer indústria química. Veja os pontos fundamentais para isso:

Procedência da matéria-prima

O primeiro passo é se certificar da procedência da matéria-prima utilizada. Ela deve estar de acordo com as normas vigentes de cada segmento, bem como apresentar os laudos devidos para a segurança dos produtos ou serviços desenvolvidos a partir dela.

Vale lembrar que há normas diferentes dependendo do setor, seja no segmento fármaco, de cosméticos, no agro ou outros, normas devem ser seguidas sobre a procedência da matéria-prima. Também é preciso ter o controle da documentação do lote e acompanhar todas as etapas pelas quais a matéria-prima passa durante a produção.

Controle do estoque

Insumos químicos possuem especificidades no armazenamento. Com isso, muitos deles podem sofrer modificações caso expostos à luz, variações de temperatura, umidade ou pressão. Por conta destes detalhes, o controle do estoque deve ser acompanhado para garantir a devida armazenagem de acordo com as especificidades de cada produto. E há ainda outros detalhes, como regras de empilhamento máximo para se evitar perdas e principalmente acidentes.

Gestão de documentos

A indústria química lida com uma série de laudos, etiquetas e outros documentos importantes. São eles que controlam o lote de determinado insumo ou produto, o qual pode ser consultado posteriormente caso ocorra algum imprevisto. Vamos supor que um produto apresente uma irregularidade. É preciso conferir se os demais do mesmo lote apresentam esse problema, para que possa ser corrigido.

Isso vale para clientes que entram em contato com reclamações sobre algum produto. É preciso ter os documentos organizados para garantir o atendimento e a verificação do lote, aumentando a eficiência do controle de qualidade.

Ferramentas adequadas

Indústrias realizam uma série de testes e amostragens para garantir que tudo está dentro do esperado, e para isso é necessária uma infraestrutura apropriada, além de ferramentas adequadas. Laboratório equipado e um sistema integrado, por exemplo, são fundamentais para as testagens e para a documentação delas. Hoje, a tecnologia é de grande ajuda para lidar com o controle de qualidade.

Acompanhamento e controle constantes

O controle de qualidade exige o acompanhamento constante. Os múltiplos registros devem ser agrupados em um só lugar, como em um sistema de gestão, para que assim possam ser acessados pelas pessoas responsáveis a qualquer momento e facilitem a inspeção.

O sistema ERP da ACEDATA foi especialmente elaborado para a indústria química, sendo uma solução pronta e completa para o controle de qualidade deste segmento além de contar com outras funcionalidades. Acesse a página do ACEDATA ERP e saiba mais detalhes.

Compartilhe:

LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Facebook
Com experiência de 25 anos atendendo indústrias de todos os portes, o ACEDATA ERP é a solução em Gestão Empresarial, completa e especializada no segmento industrial, que deixará a rotina mais ágil, prática e eficiente.
O melhor aliado da sua equipe de vendas, onde ela estiver, de qualquer dispositivo Android conectado à internet. Em conjunto com o ACEDATA ERP, todos os dados são sincronizados em tempo real.
Eleve a tomada de decisões de sua indústria para outro patamar, com o nosso Business Intelligence. Acesso completo à todas informações e relatórios, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Leia também:

Saiba como gerenciar os padrões de qualidade da sua indústria química

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Mais organização, controle e resultados.

Leia também:

Venda com agilidade, segurança e desempenho.

Envie os dados abaixo em breve nossa Central de Vendas entrará em contato.

Preencha todos os dados abaixo e clique em solicitar