Um sistema ERP é a melhor solução tecnológica para a indústria química que busca elevar seus resultados e com isso melhorar sua competitividade no mercado. Uma tecnologia como esta pode ajudar sua organização a simplificar a realização dos seus processos, melhorar a tomada de decisão e ter um crescimento rápido e sustentável.
Quer saber como fazer a análise de resultados da sua empresa com um sistema ERP? Apresentamos algumas dicas que podem te ajudar.
Analise os indicadores de desempenho: isso é diferente de acompanhar
Um sistema ERP possui, normalmente, recursos que fazem com que os dados coletados sejam centralizados em uma única plataforma. Esses dados são transformados em informações que podem ser utilizadas pela equipe de gestão de uma indústria química. As informações, por sua vez, são organizadas de maneira a formar indicadores de gestão.
Os indicadores são ferramentas de gestão que podem apontar, por exemplo, como anda um determinado setor. Eles indicam como está a produtividade, quanto está custando manter esse setor e qual sua capacidade produtiva. São informações que ajudam o gestor a não apenas analisar os resultados da empresa, mas também a tomar decisões assertivas.
Analise os relatórios de gestão emitidos pelo ERP
Os indicadores, de modo geral, são resumos de operações complexas. Normalmente são apresentados por meio de gráficos e números, por isso, como segunda dica, analise também os relatórios de gestão. São mais densos e costumam trazer apontamentos analíticos sobre as operações de uma indústria, seja ela química ou não.
O bom é que um sistema ERP costuma ter um recurso de emissão de relatórios de gestão, que podem trazer dados históricos importantes sobre os resultados de uma empresa. É com base neles que se pode tomar decisões fundamentadas e orientadas para o alcance dos objetivos do negócio.
Acompanhe as métricas de desempenho diariamente em seu sistema ERP
Analisar as métricas de desempenho é fundamental, contudo, é fato que isso geralmente ocorre de forma periódica, pois é preciso na maioria dos casos cruzar os dados das métricas com outros. Por isso é importante também que acompanhe atentamente os indicadores de desempenho da indústria.
Um software ERP dispõe de gráficos/dados organizados que são atualizados à medida que as operações ocorrem, como, por exemplo, admissões e demissões de recursos humanos, compras de matérias-primas, pagamentos a fornecedores, entre outros. Assim, é possível acompanhar os gastos que a indústria está tendo ao longo do tempo e com base nisso diagnosticar sua realidade financeira.
Viu que não é difícil analisar os resultados de sua indústria química com base em um sistema ERP? Essa tecnologia não apenas permite que analise os resultados de sua empresa, mas também fornece dados que possibilita aos gestores tomarem decisões com a finalidade de melhorá-los.
Sua indústria química ainda não conta com nenhum sistema ERP? Conheça nossa solução agora mesmo. Para isso, agende uma apresentação sem custo. Que tal? Aproveite! Contamos com uma excelente equipe de atendimento que pode resolver suas dúvidas.