Os indicadores de desempenho na indústria química são fundamentais para avaliar os processos e também para pensar estrategicamente em mudanças e desenvolvimentos futuros. Mas você sabe quais são os indicadores mais importantes da indústria química?
Continue a leitura e conheça 5 indicadores mais importantes, além de compreender como um sistema ERP pode contribuir para o constante monitoramento.
Quais são os indicadores mais importantes da indústria química?
De forma ampla, os indicadores servem para observar a produtividade e a qualidade dos processos. Com isso, é possível identificar possíveis problemas como desperdícios, atrasos na produção, gargalos e métodos ineficientes no geral.
Vale lembrar que os indicadores podem variar de acordo com os objetivos da empresa no momento. Portanto, cada indústria deve determinar o que é relevante para essa etapa e o que se adapta à sua realidade.
Há alguns indicadores importantes que devem ser avaliados sempre:
Produtividade
Esse indicador serve para acompanhar a produtividade de forma individual, tanto em processos produtivos, como em tarefas administrativas. É preciso mensurar, por exemplo, qual a quantidade de produtos produzidos em um determinado período, seja por hora ou turno. Isso vale para outras tarefas realizadas.
Tempo médio para reparo
Também conhecido pela sigla MTTR (Mean Time To Repair), diz respeito ao tempo que o colaborador leva para normalizar as atividades após uma falha. É o monitoramento do tempo de resposta das equipes em relação aos equipamentos e processos. É uma forma de controlar a manutenção da indústria.
Tempo médio entre falhas
Já o tempo médio entre falhas revela qual o intervalo entre uma e outra ocorrência industrial. É uma importante métrica para compreender a situação do maquinário, que pode indicar, por exemplo, a necessidade de substituição ou de manutenções mais frequentes.
Horas trabalhadas em um mesmo processo
O indicador mostra quantas horas são trabalhadas para a produção de um determinado produto ou para realizar uma determinada atividade. Esse número pode revelar a necessidade de reestruturar processos, caso o número de horas seja elevado. Ou então, a indústria deve repensar as etapas para melhorar o desempenho em suas atividades.
Nível de utilização
É um indicador que mostra se o uso do maquinário está sendo aproveitado ou há ociosidade. Um exemplo é que se o maquinário tem a capacidade para produção mensal de 20 mil itens, mas está produzindo apenas 10 mil, há uma ociosidade.
Esse item revela algum problema operacional, pode mostrar queda da produtividade individual ou problemas no maquinário. Ainda, pode indicar uma redução momentânea, que pode ocorrer de acordo com as estratégias da indústria.
Como um sistema ERP pode ajudar a sua indústria?
Monitorar esses e outros indicadores de desempenho da indústria química é um processo bastante complexo, que exige monitoramento contínuo e integração entre diferentes áreas.
Para um melhor controle em todas as etapas do processo produtivo é fundamental adotar um sistema ERP, que permite a coleta de dados inteligente de diferentes setores e a integração entre eles. A solução também gera uma série de relatórios, facilitando a interpretação dessas informações.
Conheça todas as funcionalidades do ACEDATA ERP e agende uma apresentação sem custos!