Independente do nicho de atuação ou do estágio de desenvolvimento, toda empresa deseja crescer e se consolidar no mercado. O planejamento tático, operacional e estratégico são métodos para alcançar uma série de objetivos. Mas você sabe qual a importância de cada um deles?
Trata-se de ferramentas de gestão empresarial que permitem identificar o atual estado do negócio, realizar um diagnóstico e assim avaliar quais os possíveis caminhos para atingir as metas desejadas. Com isso, temos um planejamento que permite aos gestores tomadas de decisão mais racionais, embasadas na realidade da empresa e onde se deseja chegar.
Continue a leitura para entender o que é planejamento tático, operacional e estratégico, bem como a importância.
Planejamento tático
O planejamento tático é o mais flexível entre os três, já que funciona como uma espécie de ponte entre o operacional e o estratégico. O maior diferencial é que este foca nas áreas e departamentos da empresa. Em outras palavras, se aplica a partir de uma fragmentação do planejamento estratégico em cada setor da empresa.
Nesta etapa, são aplicadas as ações definidas pelo planejamento estratégico e operacional, destrinchando entre os diversos departamentos da empresa. Estão envolvidos no processo o marketing, financeiro, logístico, comercial e outros setores da empresa. Como podemos ver, é uma etapa que exige mais flexibilidade e um foco maior, já que é direcionado a cada setor.
Planejamento operacional
O planejamento operacional também pode ser entendido como um planejamento de curto prazo. Geralmente, é definido entre três e seis meses para a sua aplicação, porém, o processo é bem mais detalhado do que nos demais planejamentos.
Afinal, o operacional define como os processos serão realizados, por quem e em quanto tempo. É nesta etapa que se planeja como tirar os objetivos do papel e colocá-los em prática. Planejar o operacional inclui desenvolver planos de ação, cronogramas, detalhamento de atividades e a criação de planos de segurança, para caso algo ocorra fora do esperado.
Por se tratar de uma etapa mais prática, a racionalidade é bastante importante no operacional. Afinal, por mais que as estratégias sejam interessantes, elas devem ser aplicáveis à realidade da empresa.
Planejamento estratégico
Por fim, temos o planejamento estratégico. Essa etapa demanda um pouco mais de tempo para o seu desenvolvimento, já que pede uma análise de dados detalhada, decisões assertivas, clareza no propósito por trás das metas e a priorização de tarefas.
Enquanto o planejamento operacional define como será realizado, o estratégico define o que será realizado e por qual motivo, baseando-se na realidade da empresa.
Antes de instalar um sistema ERP na sua indústria, é importante que a empresa passe por todos esses planejamentos. Afinal, a implementação e o uso serão muito mais efetivos quando há um conhecimento maior sobre a realidade da empresa e sobre seus objetivos.
O ACEDATA ERP tem como foco a indústria química, de alimentos, de fundição e metalurgia, mas também pode ser adequado para muitos outros tipos de empresas. Entre em contato e agende uma apresentação sem custos.