fbpx

Planejamento estratégico: 5 passos para preparar sua indústria para 2023

Planejamento estratégico: 5 passos para preparar sua indústria para 2023

Alguns meses antes do ano terminar, as empresas começam seu planejamento estratégico para o próximo ano. É o momento para avaliar o atual estado da empresa e definir um caminho a ser seguido no próximo ano, uma espécie de roteiro para conquistar os objetivos. Com o conhecimento do cenário, definição de metas e ações, é possível colocar em prática o que é preciso para chegar lá!

Quer saber como implementar na sua empresa? Veja 5 passos para preparar sua indústria para 2023.

1. Diagnóstico: conhecendo o cenário

O primeiro passo é fazer um balanço geral da situação. Neste momento, a equipe deve ser reunida, com gestores, diretores e demais colaboradores pertinentes à gestão da indústria. É o momento para observar como foi o ano, verificar os indicadores para saber quão perto ou longe a indústria esteve de seus objetivos e apontar forças e fraquezas no momento presente.

A análise SWOT é uma metodologia incrível para ser aplicada durante o diagnóstico. Entenda o que deve ser considerado:

  • S – Strengths (Forças): liste objetivos cumpridos, avanços e pontos fortes da indústria neste momento;
  • W – Weaknesses (Fraquezas): o que faltou para chegar lá? O que a empresa precisa melhorar para o próximo ano? Liste as fraquezas deste momento;
  • O – Opportunities (Oportunidades): a indústria está em um momento oportuno para o que?
  • T – Threats (Ameaças): quais são as ameaças que a empresa enfrenta agora?

2. Definição de metas claras e objetivas

Com base nos dados coletados na etapa anterior, chegou o momento de criar metas e objetivos. Perceba como a análise SWOT é fundamental para situar as metas de forma a considerar o que realmente é palpável e realizável para a indústria. Em outras palavras, trabalhar com o que se tem em mãos no momento.

Além de definir metas, nesta etapa é preciso definir indicadores, para que seja possível acompanhar o cumprimento destes objetivos. Distribuir indicadores para os gestores de cada área permite um maior controle das metas para o acompanhamento.

3. Criação de planos de ação

O plano de ação é o que vai viabilizar a execução dos processos necessários para atingir os objetivos. Trata-se de definir como realizar o que foi acertado na etapa anterior. Também é preciso definir a ordem dos processos, considerando o que é prioridade para a indústria.

4. Controle e gestão

Por fim, o controle e a gestão servem para acompanhar no dia a dia a execução do que foi planejado. Normalmente, são realizadas reuniões periódicas para a apresentação de resultados e pode haver reajustes, como a redefinição da análise SWOT.

5. Aposte em tecnologia para acompanhar os processos de perto

Ter segurança nas informações é um grande desafio para as empresas, que pode ser superado com o auxílio da tecnologia. Com um sistema ERP é possível controlar de perto os indicadores, definir pontos fortes e fraquezas da indústria e ter mais controle nos processos.

A própria tecnologia também auxilia no planejamento estratégico, já que permite uma série de readequações em relação à gestão. Vamos supor que a indústria tenha como meta a diminuição de custos. Um sistema integrado é capaz de auxiliar no controle de estoque e evitar uma série de perdas, entre outros exemplos.

O sistema ERP da ACEDATA é especialmente elaborado para indústrias que desejam ter mais controle em seus processos para crescer com segurança. Conheça mais detalhes.

Compartilhe:

LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Facebook
Com experiência de 25 anos atendendo indústrias de todos os portes, o ACEDATA ERP é a solução em Gestão Empresarial, completa e especializada no segmento industrial, que deixará a rotina mais ágil, prática e eficiente.
O melhor aliado da sua equipe de vendas, onde ela estiver, de qualquer dispositivo Android conectado à internet. Em conjunto com o ACEDATA ERP, todos os dados são sincronizados em tempo real.
Eleve a tomada de decisões de sua indústria para outro patamar, com o nosso Business Intelligence. Acesso completo à todas informações e relatórios, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Leia também:

Planejamento estratégico: 5 passos para preparar sua indústria para 2023

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Mais organização, controle e resultados.

Leia também:

Venda com agilidade, segurança e desempenho.

Envie os dados abaixo em breve nossa Central de Vendas entrará em contato.

Preencha todos os dados abaixo e clique em solicitar