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KPI em sistemas ERP: entenda o que é e como usá-lo

KPI em sistemas ERP: entenda o que é e como usá-lo

Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) são amplamente utilizados para otimizar processos e aumentar a produtividade. Mas como mensurar os seus resultados? O uso de KPI em sistemas ERP permite medir as suas metas e objetivos para saber se estão dentro do esperado.

Com KPIs claros e bem definidos, gestores podem tomar decisões de forma mais estratégica e direcionar seus esforços para que as metas sejam atingidas.

Quer saber o que são KPIs e como usá-los no seu sistema ERP? Continue a leitura e descubra!

O que são KPIs?

KPI é uma sigla para um termo em inglês: Key Performance Indicator. Em tradução livre, é um Indicador Chave de Performance. Você pode encontrar informações sobre o conceito também como KSI (Key Success Indicator ou Indicadores Chave de Sucesso, em português).

O termo tem “chave” no nome justamente por serem fundamentais para avaliar se os objetivos da empresa estão no caminho certo. É importante também usar os indicadores adequados de acordo com o seu negócio. Isso significa que não há uma receita pronta e cada empresa deve definir os melhores indicadores para a sua realidade ou de acordo com seus objetivos.

Um detalhe importante é que o KPI deve ser mensurado de forma numérica, com um número a ser alcançado ou uma porcentagem. Isso permite que a empresa possa avaliar o histórico dos seus objetivos, observando seu crescimento em porcentagem, comparar seu desempenho com um período passado e com isso definir seus próximos passos.

Os indicadores são importantes, pois permitem direcionar decisões, traçar planejamentos e definir quais ações e estratégias vão fazer parte dos planos da empresa para chegar mais perto daquele objetivo.

Como usar KPI em sistemas ERP?

Quando falamos em KPI, os sistemas ERP são relevantes justamente por fornecerem uma grande quantidade de informações sobre o negócio. No software é possível consultar informações sobre produtividade, qualidade, métricas financeiras e outras. Todas elas são relevantes para as empresas e a consulta depende de qual objetivo a empresa tem no momento. Entenda mais.

KPIs de produtividade

O sistema ERP é capaz de mensurar a produtividade especialmente por mostrar o tempo de ociosidade de equipamentos e maquinário. Também é possível observar momentos de parada, se a parada houve por algum problema técnico, se os problemas são recorrentes e observar as entregas de cada colaborador por dia ou hora.

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade informam sobre a qualidade do produto ou serviço final. O software permite observar se a produção está de acordo com o controle de qualidade, se há incidência de não conformidades e qual a quantidade. Com base nesses números é possível saber sobre a excelência dos serviços.

Métricas financeiras

As finanças são bons indicadores de metas e objetivos da empresa, já que todo negócio deseja crescer e prosperar. O sistema ERP fornece informações sobre lucratividade, qual o ticket médio, margem de lucro bruta e líquida, entre outros. Todas essas informações são relevantes para avaliar a saúde financeira do negócio.


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