Muito se fala sobre inovação nas empresas, mas pouco se discute o papel da inovação dentro das políticas e da cultura dos negócios. Com certeza muitos gestores e líderes de diversos segmentos industriais incentivam a cultura da inovação, sem pensar se esta deve ser um valor ou um objetivo a ser atingido.
As organizações tendem a tentar colocar o conceito em prática, sem antes definir se ele é um dos valores da empresa ou um objetivo para ser cumprido em determinado prazo. Para incluir a inovação nas organizações, o primeiro passo deve ser compreender a diferença entre valor e objetivo na cultura organizacional e compreender como a inovação deve estar presente na empresa. Vamos entender mais sobre esse assunto? Continue a leitura!
Valor e objetivo: qual a diferença?
Essa confusão acontece muito dentro das empresas, que se sentem perdidas por não saber como a inovação se aplica aos seus processos. Por esse motivo, diferenciar os dois conceitos é fundamental para os negócios que desejam incluir a inovação. Entenda:
Objetivo: algo que deve ser mensurável.
Dizer que tem a inovação como um objetivo, geralmente significa que ela irá trazer ganhos financeiros. Ainda que não exatamente no lucro, mas que seja ao menos mensurável. Isso significa que os objetivos são declarações feitas pela empresa de algo que deseja ser atingido, em um determinado tempo e de uma certa maneira.
Falando sobre a inovação, o objetivo pode ser a inclusão de um sistema para automatizar processos, reunir dados em uma só tela e com isso, economizar tempos e recursos. Perceba como o objetivo é algo pontual.
Valor: uma convicção ética, filosófica e cultural da empresa
Por outro lado, o valor não é algo pontual, nem mensurável. É um pressuposto que guia as ações de uma empresa, é a sua cultura. Um valor determina a maneira com que os colaboradores devem agir e como os processos devem ser feitos.
Quando a inovação é um valor para a empresa, ela guia todas as ações. Desde a criação de um novo produto, a estruturação dos seus processos e a forma como os colaboradores são estimulados a trazer ideias inovadoras sempre.
A inovação deve ser um valor ou um objetivo?
Chegando até aqui é possível perceber que ter a inovação como um valor é algo muito mais grandioso, intangível e difícil de mensurar. Por outro lado, é desejo de muitas empresas que a inovação guie todas as suas ações e que a organização seja um ambiente propício para o surgimento de ideias inovadoras.
O objetivo pode ser o primeiro passo para uma cultura organizacional mais inovadora e que, futuramente, permita a afirmação de que a inovação está entre um dos valores da empresa.
É simples, a empresa pode começar a automatizar alguns de seus processos, substituir processos manuais que levam à perda de tempo e erros, e prezar pelo uso da tecnologia. Esse é um bom objetivo para as empresas que desejam ser mais inovadoras.
Quando incluímos a inovação nos processos da empresa, naturalmente os colaboradores passam a ter tempo para as atividades que exigem o raciocínio, como a criação de ideias inovadoras. Com processos mais inovadores, as pessoas automaticamente seguem esse caminho e a empresa passa a ter a inovação como um de seus valores.
Ficou interessado? Agende uma apresentação sem custos do ACEDATA ERP e descubra como ter mais organização, controle e resultados positivos na sua indústria.