Para que a indústria química opere eficazmente, existe muito cuidado, controle e acompanhamento de tudo o que é realizado no processo de produção, focando inclusive em análises de qualidade da matéria-prima usada e do produto final.
Para garantir o sucesso em seu processo de produção, existem algumas práticas operacionais e gerenciais que devem ser aplicadas, além de ferramentas que contribuam para um trabalho que deve ser feito com muita precisão.
Confira abaixo nesse artigo como garantir o sucesso no seu processo de produção, principalmente quando falamos em uma indústria química!
Realizar a gestão de fornecedores e matérias-primas
O processo de produção começa antes dos produtos entrarem na linha de fabricação. O primeiro ponto para ter sucesso nessa etapa industrial é realizar uma boa gestão de fornecedores e matérias-primas.
Isso é feito não somente ao selecionar os melhores fornecedores, mas realizar uma gestão assertiva sobre a compra das matérias-primas, seja em questão de definir parâmetros de qualidade, prazos competitivos e transporte até sua empresa.
A própria gestão de materiais em seu estoque também faz parte desse processo, onde o armazenamento, grande parte das vezes, exige cuidados especiais como quarentena ou análise técnica das matérias-primas antes de usá-las na linha de produção.
Tudo isso deve ser feito de forma tecnológica, garantindo que as informações estejam organizadas e armazenadas digitalmente para que consultas sobre essa etapa sejam feitas de forma rápida e simplificada.
Controlar a produção e a qualidade de forma apurada
O processo de produção em si é o que mais exige controle e monitoramento para os maquinários funcionarem como planejado, assim como a realização de análises constantes dos produtos químicos para poder verificar a qualidade do produto final.
Isso exige que gestores e responsáveis dos processos acompanhem dados concretos ao longo de todas as etapas para manter a padronização do que é produzido. Essas análises podem ser atualizadas através de um sistema ERP próprio para a indústria química.
Isso vai trazer mais agilidade e um acompanhamento apurado do processo de produção, permitindo que o sistema avise sobre problemas quando identificar certos parâmetros pré-definidos.
Ainda, através de dashboards e relatórios é possível acompanhar tudo em tempo real com alta profundidade de análise, tomando ações mais assertivas no menor tempo possível.
No controle de qualidade, é essencial contar com um sistema que controle e comprove os testes realizados exigidos por diferentes órgãos como a ANVISA. Através dessa ferramenta é possível emitir e controlar documentos e lotes dos produtos finalizados.
Criar e acompanhar programas de manutenção preventiva
Outro ponto para alcançar o sucesso em um processo de produção, é dar atenção a um programa de manutenções preventivas para evitar que os equipamentos usados fiquem descalibrados ou causem alguma falha mais grave, paralisando a linha de fabricação.
Esse planejamento garante que as máquinas que podem falhar sejam identificadas antes disso acontecer. A partir daí se adotam medidas de reparo, modificação ou até retirá-la da linha de produção antes que o problema aconteça.
Os dados de performance dos equipamentos também podem ser acompanhados em tempo real através de sistemas de gestão ERP, que auxiliam a execução desse plano sem a interferência de erros humanos.
Contar com um software ERP
Para aplicar todas as medidas e processos que comentamos anteriormente, é essencial ter um sistema ERP versátil e focado na indústria química, que ofereça todas as ferramentas para um controle rígido.
Sem ele, é impossível realizar a compilação e organização de todos os dados, além do acompanhamento assertivo e em tempo real de tudo o que é desenvolvido no processo de produção.
As várias etapas e processos são organizados no sistema para cada gestor poder ter uma visão específica de sua área, assim como do cenário geral. Isso permite muito mais agilidade e produtividade na operação e nas correções que são exigidas.
Sua indústria pode ter acesso a uma ferramenta completa e personalizável, desenvolvida com foco em indústrias químicas, o ACEDATA ERP!
Com foco no segmento químico, o ERP da ACEDATA segue uma série de parâmetros específicos, como a integração com órgãos controladores, além de possuir mais de 25 anos de experiência, atendendo a indústrias de todos os tamanhos. Conheça mais o ACEDATA ERP e solicite uma apresentação sem custos.