Planejamento é fundamental. E quando falamos em planejamento, não é só sonhar com situações hipotéticas favoráveis e desfavoráveis. É importante que o projeto da sua indústria esteja no papel, que ele possa ser materializado diante dos seus olhos.
Esse é o primeiro passo para uma visão completa de onde você está e onde você pretende chegar. E acredite, o caminho é árduo, mas é muito mais fácil quando você sabe para onde está indo.
Outro dos grandes erros comumente cometidos por gestores da área industrial é tentar “queimar” a etapa do planejamento e ir direto para a prática. Claro que, na indústria, tempo também é dinheiro e é preciso ser ágil, mas toda empresa precisa ter a segurança de saber exatamente o caminho que pretende percorrer (e é claro que ele pode mudar ao longo do percurso) para atingir os objetivos.
Pensando assim, planejar, identificar mercados, clientes, fornecedores e oportunidades nunca será uma perda de tempo.
Um dos primeiros itens que devem ser obrigatórios no planejamento é a demanda que se pretende atender. Lembre-se: é fundamental adequar a capacidade produtiva da indústria (tanto em estrutura física quanto em estrutura humana) às demandas e mercados de interesse. E isso só é possível quando se consegue um cenário real de produtividade considerando a capacidade de produção, o mix de produtos a ser oferecido e o profundo conhecimento e monitoramento dos processos (para alterar o fluxo de produção se for necessário para um maior ou menor resultado).
Pode parecer estranho, mas sempre que uma demanda (um pedido, por exemplo), for identificado como uma possibilidade de exceder os limites da indústria (por diferentes motivos que impeçam a empresa de entregar o material final com a qualidade estabelecida e no prazo definido), ele deve ser recusado.
Uma lição para se aprender: é muito mais viável que a indústria contemple um crescimento controlado e uniforme do que súbitos aumentos na produtividade, influenciando diretamente na capacidade produtiva.