Muitos gestores de uma indústria química acreditam que um sistema ERP é a mesma coisa de um sistema CRM.
Com base nisso, começam a se perguntar: qual escolher para implementar na organização?
Saiba que ERP e CRM são sistemas diferentes, de modo que não faz sentido fazer esse tipo de questionamento. A seguir, entenda qual é a função de cada um e porque ambos devem ser implementados em uma indústria.
ERP: tecnologia focada na otimização das operações da indústria
Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um software ou sistema que tem como principal função melhorar a gestão de uma empresa ou indústria, a fim de que alcance seus objetivos com rapidez, como elevar seu número de clientes e vendas, por exemplo. Logo, seu foco reside em contribuir para que um gestor consiga gerir eficientemente uma indústria química ou de qualquer outro setor do mercado.
A partir de um sistema ERP uma indústria pode automatizar operações, como, a consulta à produtos em estoque, emissão de nota fiscal e pagamentos a fornecedores.
Também é capaz de criar um bom banco de dados que pode ser utilizado para que um gestor consiga tomar decisões sólidas e estratégicas, capazes de conduzir o negócio a crescer aceleradamente.
Uma solução ERP, além de centralizar os dados de uma indústria em um só lugar, apresenta indicadores de desempenho em formas de gráficos que podem ampliar a visão do gestor e acelerar o processo de tomada de decisão.
CRM: solução focada na melhoria do relacionamento da indústria com seus clientes
Por sua vez, um sistema CRM (Customer Relationship Management) é uma tecnologia que tem como principal função ajudar uma indústria a gerir de forma eficiente seu relacionamento com clientes. Assim, podemos dizer que se trata de uma solução que conta com um objetivo específico.
Um software CRM pode complementar um sistema ERP, tornando-o mais global e útil para gestão de uma indústria. Por exemplo, um sistema CRM pode se valer do banco de dados da solução ERP, e com isso melhorar os resultados das ações que se refiram ao relacionamento com o cliente.
Logo, podemos dizer que um sistema ERP visa a atender as demandas gerais de uma indústria (compras, estoque, fornecedores, financeiro, contabilidade, fiscal etc.), enquanto um sistema CRM é mais focado na melhoria do relacionamento com o cliente.
Por que sua indústria deve adotar os sistemas ERP e CRM?
Hoje, para que uma indústria química consiga alcançar seus objetivos com rapidez é essencial que se invista em tecnologias modernas. E tanto o sistema CRM como o software ERP são soluções que podem ajudar.
Assim, a indústria que não se atentar para isso, não implementando essas soluções tecnológicas, poderá, sem dúvida, ficar para trás diante da concorrência, e dessa forma pode perder uma boa parcela do mercado.
Sua indústria já implementou um sistema ERP? Em caso de resposta negativa, entre em contato conosco para conhecer nossa super solução. Ela poderá contribuir para que seu negócio alcance seus objetivos rapidamente, destacando-se assim no mercado. Aproveite!