O controle de estoque é um dos maiores desafios enfrentados por diferentes nichos de indústrias. Afinal, é preciso equilibrar o estoque para que não exista o excesso de produtos, mas também não haja escassez. Organização eficiente e o uso de ferramentas de trabalho ajudam no controle e otimização do estoque.
Quer saber como? Selecionamos 7 dicas para um controle de estoque com organização e eficiência. Boa leitura!
1. Registre entradas e saídas
O primeiro passo para o controle de estoque é manter atualizado o registro de entradas e saídas. Para isso, um sistema integrado de gestão (ERP) é fundamental para agilizar esse processo.
O registro até pode ser realizado por planilhas, contudo, é preciso desprender um grande tempo e esforços para isso. Além disso, preenchimento manual é um convite para que aconteçam uma série de erros humanos. Imagine o problema gerado em preencher uma certa quantidade de produtos, quando essa quantidade no estoque é menor?
Portanto, comece registrando entradas e saídas de forma automatizada e com uma equipe treinada para tal.
2. Automatize o controle de estoque
O crescimento de um negócio depende da forma como a empresa direciona o seu tempo. Assim, automatizar parte das funções é fundamental para liberar os colaboradores para outras atividades importantes. O controle de estoque é um exemplo de atividade que pode ser automatizada, ao menos em algumas etapas.
Atividades como a verificação de produtos no estoque e o registro de entradas e saídas são alguns exemplos que podem ser automatizados por meio de um sistema ERP.
3. Tenha um padrão de descrição
A descrição dos produtos tem o objetivo de identificá-los, sem que seja preciso conferir o estoque físico. Dessa forma, você pode colocar palavras-chave que identificam o seu produto e acessá-lo pelo sistema ERP com facilidade sempre que precisar.
4. Realize inspeções periódicas
Ainda que um sistema ERP automatize boa parte das funções do dia a dia, de tempos em tempos é preciso que a equipe inspecione o estoque. A inspeção é uma forma de evitar perdas por perecimento ou por acomodação incorreta, entre outras causas. Na indústria química e de alimentos, por exemplo, pode ser interessante realizar inspeções diárias, por se tratar de produtos perecíveis e que devem ser acomodados de maneira correta.
5. Organize seu estoque
O espaço físico do estoque deve ser organizado de acordo com as boas práticas. Isso significa criar um espaço adequado e definir regras para a acomodação. Veja alguns detalhes importantes para a acomodação:
- Manter a acessibilidade às mercadorias;
- Produtos que saem mais devem ser mais acessíveis;
- Organizar de acordo com a data de validade, se houver;
- Acomodar por similaridade e criar categorias;
- Organizar para manter a integridade: considerar recomendações sobre luz, temperatura, umidade e outros detalhes.
6. Reponha com equilíbrio
Estoque parado significa capital parado. Por isso, um bom controle de estoque é aquele que prioriza o equilíbrio, repondo de acordo com o fluxo de vendas de cada produto. Pode parecer difícil comprar insumos para que o estoque fique em harmonia, mas há ferramentas que permitem que a empresa antecipe as tendências de venda e compre de acordo com elas.
7. Aposte no sistema ERP
O sistema ERP é uma solução completa, que permite controlar ordens de produção e envase e assim organizar o estoque de maneira eficiente na indústria química e outros segmentos. E o sistema permite, ainda, o controle por meio de embalagens e lote. Também é possível contar com a emissão de laudos, etiquetas, rótulos e formulários específicos dessa indústria.
Gostou dessas dicas? Entre em contato com a ACEDATA e agende uma apresentação sem custos.