fbpx

Controle de estoque: 7 dicas para uma organização eficiente

Controle de estoque: 7 dicas para uma organização eficiente

O controle de estoque é um dos maiores desafios enfrentados por diferentes nichos de indústrias. Afinal, é preciso equilibrar o estoque para que não exista o excesso de produtos, mas também não haja escassez. Organização eficiente e o uso de ferramentas de trabalho ajudam no controle e otimização do estoque.

Quer saber como? Selecionamos 7 dicas para um controle de estoque com organização e eficiência. Boa leitura!

1. Registre entradas e saídas

O primeiro passo para o controle de estoque é manter atualizado o registro de entradas e saídas. Para isso, um sistema integrado de gestão (ERP) é fundamental para agilizar esse processo.

O registro até pode ser realizado por planilhas, contudo, é preciso desprender um grande tempo e esforços para isso. Além disso, preenchimento manual é um convite para que aconteçam uma série de erros humanos. Imagine o problema gerado em preencher uma certa quantidade de produtos, quando essa quantidade no estoque é menor?

Portanto, comece registrando entradas e saídas de forma automatizada e com uma equipe treinada para tal.

2. Automatize o controle de estoque

O crescimento de um negócio depende da forma como a empresa direciona o seu tempo. Assim, automatizar parte das funções é fundamental para liberar os colaboradores para outras atividades importantes. O controle de estoque é um exemplo de atividade que pode ser automatizada, ao menos em algumas etapas.

Atividades como a verificação de produtos no estoque e o registro de entradas e saídas são alguns exemplos que podem ser automatizados por meio de um sistema ERP.

3. Tenha um padrão de descrição

A descrição dos produtos tem o objetivo de identificá-los, sem que seja preciso conferir o estoque físico. Dessa forma, você pode colocar palavras-chave que identificam o seu produto e acessá-lo pelo sistema ERP com facilidade sempre que precisar.

4. Realize inspeções periódicas

Ainda que um sistema ERP automatize boa parte das funções do dia a dia, de tempos em tempos é preciso que a equipe inspecione o estoque. A inspeção é uma forma de evitar perdas por perecimento ou por acomodação incorreta, entre outras causas. Na indústria química e de alimentos, por exemplo, pode ser interessante realizar inspeções diárias, por se tratar de produtos perecíveis e que devem ser acomodados de maneira correta.

5. Organize seu estoque

O espaço físico do estoque deve ser organizado de acordo com as boas práticas. Isso significa criar um espaço adequado e definir regras para a acomodação. Veja alguns detalhes importantes para a acomodação:

  • Manter a acessibilidade às mercadorias;
  • Produtos que saem mais devem ser mais acessíveis;
  • Organizar de acordo com a data de validade, se houver;
  • Acomodar por similaridade e criar categorias;
  • Organizar para manter a integridade: considerar recomendações sobre luz, temperatura, umidade e outros detalhes.

6. Reponha com equilíbrio

Estoque parado significa capital parado. Por isso, um bom controle de estoque é aquele que prioriza o equilíbrio, repondo de acordo com o fluxo de vendas de cada produto. Pode parecer difícil comprar insumos para que o estoque fique em harmonia, mas há ferramentas que permitem que a empresa antecipe as tendências de venda e compre de acordo com elas.

7. Aposte no sistema ERP

O sistema ERP é uma solução completa, que permite controlar ordens de produção e envase e assim organizar o estoque de maneira eficiente na indústria química e outros segmentos. E o sistema permite, ainda, o controle por meio de embalagens e lote. Também é possível contar com a emissão de laudos, etiquetas, rótulos e formulários específicos dessa indústria.


Gostou dessas dicas? Entre em contato com a ACEDATA e agende uma apresentação sem custos.

Compartilhe:

LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Facebook
Com experiência de 25 anos atendendo indústrias de todos os portes, o ACEDATA ERP é a solução em Gestão Empresarial, completa e especializada no segmento industrial, que deixará a rotina mais ágil, prática e eficiente.
O melhor aliado da sua equipe de vendas, onde ela estiver, de qualquer dispositivo Android conectado à internet. Em conjunto com o ACEDATA ERP, todos os dados são sincronizados em tempo real.
Eleve a tomada de decisões de sua indústria para outro patamar, com o nosso Business Intelligence. Acesso completo à todas informações e relatórios, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Leia também:

Controle de estoque: 7 dicas para uma organização eficiente

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Mais organização, controle e resultados.

Leia também:

Venda com agilidade, segurança e desempenho.

Envie os dados abaixo em breve nossa Central de Vendas entrará em contato.

Preencha todos os dados abaixo e clique em solicitar