Hoje, muitas empresas já usam um sistema ERP para organizar suas operações de forma integrada com o auxílio de um software próprio para isso. E claro, quando falamos em tecnologia, elas se renovam a cada ano.
Neste post, vamos falar quais serão as tendências do sistema ERP para 2023. Continue a leitura e confira!
1. Internet das coisas
Internet of Things ou apenas IoT é um termo utilizado para definir objetos do nosso dia a dia que são capazes de interagir, trocar dados com outros dispositivos ou sistemas e usam a internet para essa finalidade. Os smartphones são ótimos exemplos para pensarmos na internet das coisas.
IoT é a capacidade de objetos nos auxiliarem no cotidiano, a partir de dados e conexão com a internet, de forma inteligente e interligada. Para 2023, podemos esperar sistemas ERP capazes de usar cada vez mais suas capacidades de conexão, interatividade e tratamento de dados para agilizar o cotidiano da empresa.
Um bom exemplo é o controle de estoque, que passa a ser cada vez mais otimizado com um sistema ERP. Os processos manuais vão deixando de existir e o sistema é capaz de informar onde está cada item, suas quantidades, data de entrada no armazém e muito mais.
2. Big data
Conforme um negócio ganha experiência no mercado e os anos se passam, também aumenta a quantidade de dados. Esses dados são muito valiosos para a gestão da empresa e devem ser armazenados de forma a permitir o acesso facilitado.
Nos próximos anos, podemos contar com sistemas ERP cada vez mais integrados com big data, facilitando a tomada de decisão dos gestores e diretores.
3. Chatbot
Hoje, o chatbot é uma realidade presente no e-commerce. Trata-se de um chat conduzido por robôs com inteligência artificial e que serve para substituir ou otimizar o atendimento humano.
Para o próximo ano, a integração entre chatbot e ERP é vantajosa especialmente para a gestão financeira da empresa. A integração permite, por exemplo, que um cliente entre em contato pelo chat, solicite um boleto de pagamento e o receba instantaneamente. A funcionalidade permite que a empresa tenha mais agilidade em seus processos e atenda o cliente com mais rapidez.
4. Cloud Computing
O termo em inglês significa “computação em nuvem” e se trata de uma forma de armazenamento de dados. Armazenar na nuvem significa mais facilidade no backup, eliminação das barreiras geográficas para o acesso, já que é possível acessar de qualquer computador e em qualquer lugar, além de não ocupar espaço em uma máquina.
5. Inteligência artificial
Inteligência artificial ou simplesmente a sigla IA se trata de uma tecnologia capaz de pensar como um cérebro humano. Isso significa que as IAs são capazes de aprender, executam tarefas sem a necessidade de operação humana, tomam decisões ou ajudam na tomada de decisão e muito mais.
Em um sistema ERP, a inteligência artificial poderá ser capaz de detectar ataques à segurança, serve como assistente virtual, é capaz de reconhecer voz, executa comandos, entre outras funções. Pode até parecer algo futurista, mas a IA é muito atual e já faz parte do presente de algumas empresas.
A ACEDATA está por dentro das principais evoluções tecnológicas do momento. Conheça nosso sistema ERP e saiba mais detalhes.