fbpx

5 passos para planejar um treinamento sobre seu sistema ERP

5 passos para planejar um treinamento sobre seu sistema ERP

Se você chegou até aqui é porque está buscando mais informações sobre um Sistema Integrado de Gestão Empresarial, também conhecido como ERP. Afinal, esse software é capaz de aumentar a produtividade do negócio e trazer melhorias significativas para todas as etapas e processos realizados em uma indústria. Para aproveitar todos esses benefícios, é fundamental conhecer os passos para planejar um treinamento sobre seu sistema ERP.

Naturalmente, qualquer mudança em uma empresa vem junto com uma etapa de adaptação. E ao incluir toda a equipe nessa etapa, é possível extrair todos os benefícios do ERP. Ainda que esse seja um sistema que traz uma série de benefícios, é fundamental que cada colaborador use a ferramenta corretamente para ter resultados surpreendentes.

Quer saber mais? Então confira 5 passos para planejar um treinamento sobre seu sistema ERP.

1. Abra espaço para a cultura de inovação

A cultura de inovação é uma etapa essencial para planejar qualquer treinamento que inclui o uso de tecnologia para otimizar processos. Isso porque, quando pensamos em modernizar uma empresa, é preciso se lembrar que alguns colaboradores podem ter muitos receios quanto à inovação.

Por isso, incentivar o grupo sobre a importância da tecnologia é um fator importante que deve ocorrer antes mesmo do treinamento. O apego na maneira tradicional de operar aparelhos e realizar tarefas pode prejudicar o uso da tecnologia, quando ela for colocada em prática.

Portanto, incentive o time a partir de palestras, encontros e conversas sobre a importância da inovação para o trabalho. Em pouco tempo, todos os colaboradores não só estarão aptos para o treinamento, como vão entender a diferença que a tecnologia é capaz de promover no ambiente de trabalho.

2. Treinamento vem antes da implantação

Um erro bastante comum é acreditar que primeiro o sistema é implantado e depois, quando constatados problemas com a adaptação, é que se realiza o treinamento. Como vimos no item anterior, é preciso preparar a equipe antes mesmo de começar a usar o sistema ERP.

Antes da implantação é importante que todos os envolvidos entendam o que é o sistema, para que ele serve e sempre com exemplos práticos, de como o software irá mudar o cotidiano de trabalho. Logicamente, após a implantação, surgirão dúvidas.

Neste caso, vale lembrar que o treinamento não é um processo tão rápido assim. E é bom que não seja! Já que assim é possível ter um uso mais efetivo do sistema.

3. Todos os colaboradores devem ser incluídos

É isso mesmo. Ainda que alguns colaboradores não usem o sistema de forma direta, é importante que toda a equipe seja envolvida. Afinal, o objetivo é que o sistema traga ganho para todos os setores e otimize a realização de todas as atividades. Então todo o time deve ao menos entender o que é o sistema e como ele funciona.

4. Adaptação física do espaço e aquisições

Toda inovação pede algumas modificações. Em alguns casos, será preciso adquirir novos equipamentos e otimizar o espaço físico. É importante que os colaboradores estejam cientes e que essas mudanças ocorram antes da implantação. A adaptação do espaço físico e da estrutura também faz parte do treinamento.

5. Conte com a fornecedora do sistema ERP

Por fim, procure uma fornecedora de sistema ERP com a qual sua empresa possa contar. O treinamento é uma etapa desafiadora, por apresentar muitas novidades para a indústria e para a equipe. E poder contar com uma empresa que ofereça o treinamento para sua equipe é fundamental!

Por isso sua indústria pode contar com a gente! Além do ACEDATA ERP ser adaptado para o cotidiano de indústrias químicas, de alimentos, metalurgia, fundição e outras, oferecemos pacotes de treinamento adequados à realidade de seus colaboradores. Entre em contato conosco e agende uma apresentação sem custos.

Compartilhe:

LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Facebook
Com experiência de 25 anos atendendo indústrias de todos os portes, o ACEDATA ERP é a solução em Gestão Empresarial, completa e especializada no segmento industrial, que deixará a rotina mais ágil, prática e eficiente.
O melhor aliado da sua equipe de vendas, onde ela estiver, de qualquer dispositivo Android conectado à internet. Em conjunto com o ACEDATA ERP, todos os dados são sincronizados em tempo real.
Eleve a tomada de decisões de sua indústria para outro patamar, com o nosso Business Intelligence. Acesso completo à todas informações e relatórios, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Leia também:

5 passos para planejar um treinamento sobre seu sistema ERP

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Mais organização, controle e resultados.

Leia também:

Venda com agilidade, segurança e desempenho.

Envie os dados abaixo em breve nossa Central de Vendas entrará em contato.

Preencha todos os dados abaixo e clique em solicitar