Muito se fala sobre a importância dos sistemas ERPs para as empresas. Afinal, ter um software de gestão ajuda a controlar a parte operacional e também facilita a tomada de decisões estratégicas no seu negócio, entre outras funções e vantagens.
Hoje, vamos te mostrar 5 curiosidades sobre sistemas ERPs em indústrias químicas. Boa leitura!
1. Facilita a gestão de materiais
Toda indústria química precisa administrar e controlar seus insumos e materiais utilizados no dia a dia. Muitas vezes, esses materiais são sensíveis, alguns com potencial tóxico ou inflamável, o que exige ainda mais controle nos processos. Por isso, o sistema ERP é uma ferramenta pensada para auxiliar na gestão dos materiais, promovendo a segurança e a economia.
O software de gestão concentra as informações em um catálogo de materiais, facilitando o acesso a dados como nome do fornecedor, natureza física, composição, procedência, data de validade, entre outras informações.
O sistema auxilia também no envio de cotações por e-mail, controla pedidos para compra, entre outras funções envolvidas com a parte de gestão de materiais da indústria química.
2. Gestão da manufatura
Dificuldade em controlar o processo de fabricação de produtos da sua indústria química? O sistema ERP para essas indústrias também fornece todo suporte à sua produção, por meio da função PCP, que é o planejamento e controle de produção. Também temos o PCM, que é o Planejamento e Controle de Manutenção.
O sistema permite total controle de qualidade, emissão de rótulos e etiquetas específicas para essa indústria, gera solicitações automáticas de compra e controla em geral todos os processos de fabricação. É a gestão completa da manufatura na indústria química.
3. Controle de documentos
O mercado químico tem se tornado cada vez mais competitivo. Por isso, qualidade é a palavra-chave para se destacar. Com um maior controle de documentos, o sistema ERP para indústria química facilita o cadastro dos documentos, trazendo mais praticidade nas etapas do processo de fabricação, fichas de emergência, estrutura do produto e mais.
4. Facilita a administração tributária
Há uma série de obrigações que devem ser cumpridas pelas indústrias químicas, como emissão de NF-e e laudos químicos. O sistema ERP contribui para que essas empresas estejam em dia com suas administrações tributárias e exigências feitas pelos órgãos fiscalizadores responsáveis.
5. Não gera desemprego
Algumas indústrias de diferentes segmentos temem que utilizar um sistema ERP vai gerar desemprego, já que ele evita processos manuais. Na verdade, o que o sistema faz é otimizar processos, que ainda precisam de trabalho humano para operar o sistema e saber o que fazer com as informações geradas por ele.
Quando sua empresa utiliza o ERP, os colaboradores têm mais tempo para se dedicar a outras funções, aumentando a produtividade e resultados. Inclusive, o sistema é capaz de auxiliar na gestão de pessoas, fazendo cálculo automático de salário, 13º, férias, além de ser integrado ao ponto eletrônico.
A tecnologia existe para otimizar o seu negócio e na indústria química ela pode auxiliar com as especificidades deste setor. Conheça nosso sistema ERP para indústria química e saiba mais detalhes.