O principal objetivo de um sistema ERP é automatizar processos industriais e garantir padronização, integração e otimização. Por meio da tecnologia também é possível ter acesso a uma série de dados para diminuir custos operacionais e aumentar a produtividade.
Nesse post, vamos apresentar 4 passos para alcançar a excelência operacional com um sistema ERP. Boa leitura!
Quando uma empresa apresenta desafios relacionados ao operacional, o sistema ERP é uma das principais soluções para resolver gargalos. Se há dificuldades em acessar informações e transmitir entre os diversos setores, há custos operacionais altos e descontrolados, então a organização vive um momento ideal para a implementação do software ERP.
A seguir, veja os 4 passos para alcançar a excelência operacional com essa tecnologia:
1. Planejamento
O planejamento para a implementação do sistema ERP deve conter metas específicas, como por exemplo, listar os objetivos pelos quais a empresa deseja implementar o software, o que é desejável conquistar com ele e incluir também formas de mensurar os resultados, como quantificar o tempo gasto em processos hoje e comparar depois do uso do ERP.
Na hora de escolher o fornecedor, consulte o histórico da empresa, observe feedback de outros clientes, avalie o custo-benefício e tire suas dúvidas sobre como funciona o suporte.
2. Investimento
Além do investimento com o sistema, também é preciso verificar se a empresa precisa investir em equipamentos para a implementação. Portanto, observe quais os recursos da empresa no momento e liste os possíveis gastos.
Vale lembrar que a instalação de um sistema ERP depende de infraestrutura adequada com computadores, bom acesso à internet e outros acessórios, de acordo com o ambiente e as operações da indústria.
3. Treinamento e adaptação
Muito mais do que apenas apresentar a novidade para a equipe, a empresa deve destinar tempo e recursos no treinamento e adaptação dos colaboradores. Afinal, a tecnologia pode não ser acessível de acordo com as habilidades dos indivíduos.
A boa notícia é que o ACEDATA ERP é muito fácil de acessar e não é preciso conhecimento prévio em TI para isso. Contudo, o treinamento antes da implementação é responsável pela excelência, já que a sua equipe estará pronta para usufruir dos benefícios.
O treinamento contínuo garante que toda a equipe esteja capacitada e empenhada em fazer parte da cultura da inovação que se instala na empresa junto com o software. Vale incluir também treinamentos voltados para o comprometimento e desenvolvimento pessoal.
4. Monitoramento contínuo
Por fim, o ERP também exige um monitoramento contínuo, para as indústrias que desejam atingir altos níveis de lucratividade. Vale lembrar que o software permite controlar o estoque, ter acesso aos dados de pedidos, automatizar a geração de laudos químicos e muito mais.
Porém, a capacidade de tomada de decisão a partir desses dados continua sendo responsabilidade dos gestores. O monitoramento contínuo é a garantia de que a empresa tem total controle sobre os processos.
Conheça o sistema ERP da ACEDATA e descubra suas funcionalidades de acordo com o seu segmento de atuação.