Você com certeza já ouviu falar do Uber. O aplicativo, criado em 2009 na famosa região do Vale do Silício (EUA), basicamente serve para unir, através da tecnologia, pessoas que precisam se locomover com motoristas particulares. Recentemente, o assunto acabou ganhando mais atenção da mídia nacional devido à polêmica com os taxistas, que argumentam a respeito das obrigatoriedades comparativas de ambas as atividades e o que, consideram eles, ser uma concorrência desleal.
Fugindo um pouco da polêmica, pensemos nos benefícios da tecnologia. Uma das startups mais valiosas da história, o Uber ultrapassa os US$ 18 bilhões em valor de mercado, segundo matéria veiculada na revista Época em janeiro.
800 mil novos usuários são cadastrados toda semana pelo aplicativo e sua presença no Brasil (e em outras 440 cidades em 39 países) nos ensina muito sobre como fazer da tecnologia uma aliada.
Após realizar o download do aplicativo no celular e realizar um cadastro simples, já é possível utilizar o serviço. Você realiza uma chamada indicando ponto inicial e final do trajeto, o aplicativo estima o preço a ser pago e lhe informa a placa e o modelo do veículo, e ainda a foto do motorista que irá ao seu encontro. Um mapa, atualizado em tempo real, apresenta os carros cadastrados no app que circulam próximos ao seu local e mantém você informado do tempo da “viagem” até o destino final. O pagamento é feito direto no aplicativo, via cartão de crédito, e se não bastasse mais recentemente foi lançada a possibilidade de compartilhamento do mesmo carro, ou seja, dois ou mais passageiros podem dividir a “corrida” e, melhor ainda, dividir o valor final. Simples e rápido, como tudo que envolve tecnologia deveria ser.
Experiências desse tipo nos mostram o quanto os desafios do dia a dia podem ser melhor observados, e que com criatividade, um pouco de empreendedorismo e muito conhecimento, soluções simples podem ganhar proporções muito maiores, agregando facilidade, qualidade e diferenciação.