Produtos químicos são utilizados de forma contínua pela indústria e por outros segmentos empresariais. Seu uso, além de movimentar a economia, melhora a qualidade dos produtos e serviços oferecidos à sociedade.
Contudo, se não for gerido adequadamente, tais produtos podem apresentar riscos à sobrevivência do negócio e à saúde da população. Para que isso não ocorra, fizemos este artigo para ensinar a forma correta de realizar inventários de estoque em indústrias químicas. Confira!
Veja se há requisito legal para a estocagem dos produtos químicos
De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), o primeiro passo para garantir uma boa gestão no estoque de produtos de indústrias químicas é saber se existe algum requisito legal que deve ser observado na realização dessa operação.
Há produtos que pela sua potencialidade lesiva requerem um maior cuidado na estocagem e realização do inventário, que podem causar sérios danos à saúde das pessoas.
Ao saber se há algum requisito legal, como licença, alvará, cadastros ou registros, por exemplo, é possível manipular corretamente o item durante a realização do inventário.
Determine a dinamicidade dos produtos químicos
É essencial também determinar a quantidade de produtos que existem no estoque, assim como esses itens são utilizados, quando e em que quantidade são usados. Por exemplo, se há um produto que é utilizado com frequência pelo setor de produção, então sua localização dentro do estoque pode ser mais fácil para que quando existir demanda ela seja sempre cumprida rapidamente.
Saber corretamente esses números e situações ajuda a otimizar o processo de inventário dos produtos de uma indústria química.
Uma dica que damos é contar com uma tecnologia de gestão que seja possível registrar a quantidade de produtos existentes em estoque. Assim fica muito mais fácil realizar o inventário e garantir que esse processo seja feito corretamente, sem erros.
Faça um inventário detalhado dos produtos da indústria química
Recomenda-se também fazer o inventário detalhado dos produtos de uma indústria química para que o estoque seja gerido de forma correta e eficiente.
A pesquisa da UFV cita uma tabela que deve ser preenchida para que esse processo ocorra corretamente. Na tabela constam os seguintes dados:
- Setor: onde é utilizado o produto químico?
- Atividade: para que este produto é utilizado?
- Como é usado: como esse produto é utilizado?
- Produto químico: qual o nome comercial do produto? Quais são os fornecedores do produto?
- Quantidade: quanto se usa este produto, por dia e mês?
- Usuários: quais são as pessoas que fazem uso do produto?
Ao responder corretamente cada pergunta, fica mais fácil realizar o inventário de produtos de uma indústria química. Após a coleta dos dados, é possível cruzá-los, o que permite desenhar o panorama do consumo dos produtos, assim como possibilita avaliar a necessidade de substituição de cada um deles, no caso de, por exemplo, estarem agredindo o meio ambiente.
Viu que não é difícil realizar o inventário? Mais fácil ainda é quando é possível contar com um software de gestão empresarial. Agende agora mesmo uma apresentação sem custo de nossa solução!