Com um software ERP, as empresas podem melhorar significativamente seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzem custos e melhoram a qualidade de seus produtos e serviços.
O que é um ERP?
ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que ajuda indústrias a gerenciar todos os seus processos operacionais, promovendo integração, automatização e agilidade, refletindo na melhoria da eficiência e na redução dos custos.
Isso permite que se acompanhe e controle todos os processos de produção, desde a entrada das matérias-primas até a entrega do produto. Também ajuda a melhorar os processos de produção, monitorando e analisando-os, detectando problemas e otimizando os procedimentos, dessa forma, ajudando as empresas a melhorar a qualidade dos produtos e a reduzir os custos.
Qual a melhor maneira de usar um ERP de gestão industrial?
A melhor maneira de usar um ERP de gestão industrial é entender como ele pode ser usado para melhorar o fluxo de trabalho e otimizar os processos de produção.
Um ERP de gestão industrial é melhor aproveitado quando se entende que ele foi concebido para integrar todas as áreas da empresa, entre elas a gestão de estoques, a gestão financeira, a contabilidade e o planejamento orçamentário, entre muitas outras áreas operacionais e estratégicas são contempladas pelo ERP.
Isso implica em identificar as áreas onde o ERP pode ser usado para simplificar e automatizar operações, como o gerenciamento de produtos, a gestão de estoque e a manutenção de registros.
Outra maneira é usá-lo para gerenciar os recursos financeiros da empresa, incluindo orçamentos, contas a pagar e receber, contabilidade e relatórios contábeis, tudo em um mesmo local, evitando retrabalho.
O ERP também pode ser usado para gerenciar os recursos humanos, incluindo planejamento de pessoal, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, além de gerenciar benefícios e pagamentos.
Finalmente, o ERP de gestão industrial também pode ser usado para criar relatórios de desempenho, para que as empresas possam analisar como os processos de produção estão se desenvolvendo.
Quais são os aspectos a serem considerados antes de escolher um ERP?
Antes de escolher um ERP, é importante considerar:
O custo do ERP: O custo é uma importante variável ao escolher um ERP. É importante considerar não apenas o preço inicial, mas também os custos de manutenção, atualização e suporte. Porém, tenha sempre em mente que não se trata de um gasto e sim um investimento em inovação, e o preço dele se paga muito rapidamente.
As funcionalidades do ERP: É importante garantir que o ERP escolhido possua as ferramentas necessárias para atender às necessidades da empresa e que o conjunto de ferramentas estejam alinhadas às boas práticas do segmento industrial.
Compliance: Certificar-se de que o ERP dispõe de todas as ferramentas para que a empresa esteja em conformidade com todas as leis, normas e regras que envolvem sua operação é um dos principais pontos a serem observados na escolha.
A integração com outros sistemas: É importante avaliar se o ERP pode ser integrado a outros sistemas já em uso na indústria. Ou ainda se ele pode substituir esses sistemas, gerando uma integração ainda maior.
A segurança do ERP: É importante garantir que o ERP escolhido seja seguro e que não coloque os dados da empresa em risco.
E por fim, a facilidade de uso: É importante garantir que o ERP escolhido seja fácil de usar, diminuindo assim a curva de aprendizado.
Precisa contratar um ERP consolidado no mercado, que consiga suportar e sustentar o crescimento da sua indústria? Então entre em contato conosco e agende uma apresentação gratuita.