A logística é o coração das operações de qualquer empresa. Em cada segmento de atuação, há necessidades específicas, além de desafios a serem enfrentados. Nesse sentido, hoje vamos falar sobre os principais problemas logísticos nas indústrias químicas e como um sistema ERP pode ajudar.
Problemas como a execução de tarefas manuais geram demora e comprometem a produtividade. Também é bastante desafiador controlar o estoque, calcular custos, precificar, entre outros desafios. Pensando em te ajudar, vamos te mostrar como um sistema ERP auxilia com tudo isso. Boa leitura!
Emissão de laudos, etiquetas e formulários específicos
Toda indústria química precisa se adequar no que diz respeito à emissão de laudos, etiquetas, rótulos e formulários específicos desse segmento. Por serem produtos regulamentados por órgãos controladores, é preciso ter bastante precisão na emissão destes documentos.
O problema é que, quando feita de maneira manual, a emissão leva tempo, o que compromete a produtividade na indústria. Já com um sistema ERP é possível incluir as informações desejadas, emitir em lotes e automatizar completamente essa tarefa. Outra vantagem é evitar erros humanos, como os preenchimentos incorretos.
Controle de estoque
Em uma indústria química, o estoque deve ser controlado de acordo com a data de validade, utilizando primeiramente os insumos que estão mais próximos da data de vencimento. O mesmo vale para a produção, que deve ser controlada de acordo com o lote, embalagem e outros detalhes.
Organizar o estoque de forma manual, com inventários e outros processos manuais, toma muito tempo e, novamente, prejudica a produtividade. Estes também são suscetíveis a erros, como estocagem incorreta e preenchimento incorreto do lote. Já com o sistema ERP, você tem total controle do estoque e das tarefas referentes a ele.
Precificação
Precificar corretamente é um desafio não apenas para as indústrias químicas, como para qualquer tipo de empresa. Esse processo envolve conhecer todos os custos, quantidades utilizadas e aplicação de uma margem de lucro ideal. Só de pensar no assunto você já deve estar se perguntando: Estou fazendo da forma correta?
A precificação de forma incorreta leva à desvalorização do seu negócio e a longo prazo pode prejudicar a saúde financeira da sua indústria. Mas um sistema ERP também pode te ajudar nessa função. O software possui a função de cálculo de custo e auxilia na formação do valor final de venda por cada produto e por embalagem.
Controle de produção
Toda indústria química utiliza uma série de maquinários para a produção. Acontece que esses equipamentos precisam de manutenções preventivas ou corretivas para garantir a produtividade. Quando não programadas, elas podem levar a prejuízos e perdas, justamente por interromperem a produção.
Com um sistema ERP sua indústria conta com as funções PCP (Planejamento e Controle de Produção) e PCM (Planejamento e Controle de Manutenção), otimizando essas questões. O resultado é mais produtividade e menos paradas para manutenção corretiva.
O software da ACEDATA é programado para atender às principais demandas desse ramo. Conheça nosso sistema ERP para indústria química e agende uma apresentação gratuita.