Com o final do prazo da Declaração do Imposto de Renda 2017 (ano-base 2016), a Secretaria da Receita Federal divulgou o recebimento de 28.524.560 (vinte e oito milhões, quinhentos e vinte e quatro mil, quinhentos e sessenta) declarações dentro do prazo, que terminou no último dia 28/04. O número é superior às expectativas da Secretaria da Fazenda, estimada em 28.300.000 declarações.
Dentre as mudanças, vale ressaltar que, do total, mais de 184.000 (cento e oitenta e quatro mil) declarações foram enviadas por dispositivos móveis, o que representa, ano após ano, uma grande revolução no processo.
Primeiro ocorreu, em 2010, a extinção do formulário para entrega.
Depois foi a vez do fim da entrega do IR via disquete nas agências bancárias (Banco do Brasil ou Caixa).
Nesse ano, a declaração ficou disponível através do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), através de acesso online com certificado digital, na página do Fisco ou por meio do novo serviço chamado de “Fazer Declaração”, disponível para smartphones e tablets. Declaração e entrega são unificados, ou seja, o envio é incorporado ao programa da declaração facilitando a vida do contribuinte na hora de fechar sua documentação.
Para mais informações sobre a Declaração, consulte o site da Receita Federal.