Adotar um sistema ERP na sua indústria possibilita reduzir custos, ter mais controle em todas as etapas da produção, ampliar a eficiência da comunicação interna e muito mais. Contudo, no processo de implantação do sistema ERP há 5 erros comuns que sua empresa pode cometer.
Ficar longe desses erros garante que você aproveite o software em todas as suas potencialidades, explorando ao máximo todas as ferramentas e recursos que ele pode disponibilizar para a sua indústria.
Pensando nesses erros mais comuns, listamos quais são eles e compartilhamos as principais recomendações para evitá-los. Boa leitura!
1. Não planejar a implementação do sistema
Planejar adequadamente a implementação do sistema é fundamental para adequar a sua organização ao sistema. Afinal, boa parte do sucesso do ERP é devido à sua fase de implantação.
Vale lembrar que a implementação do sistema visa uma mudança consistente e frutífera para a empresa e que, para isso, é preciso que a indústria defina quais são suas prioridades nesse momento, quais são os recursos necessários e as etapas para a implantação.
Para não correr esse risco, conte com a ACEDATA! Ajudamos sua indústria a se adequar para o uso do sistema ERP, analisando seus processos e demais detalhes pertinentes à implementação. Mas lembre-se: o planejamento envolve também a manutenção do sistema e o uso prático no cotidiano. Coloque tudo isso nos seus objetivos.
2. Não pensar a longo prazo
O sistema ERP trata-se de uma solução tecnológica e como toda tecnologia, ela deve se transformar com o tempo para que não se torne obsoleta. Portanto, é preciso pensar nos seguintes itens antes de implementar:
- Há compatibilidade do sistema com os dispositivos móveis atuais?
- Será possível implantar novos módulos futuramente, de acordo com as mudanças na indústria e as evoluções tecnológicas?
- Quais serão os custos com a implementação e possíveis atualizações?
- Como é o suporte do fornecedor, considerando tudo isso?
Pense em todos esses itens antes da instalação e, principalmente, escolha um fornecedor que ofereça o suporte adequado não só no presente, como pensando nas próximas evoluções tecnológicas.
3. Apressar as etapas
Definitivamente, a implementação do ERP não é rápida e isso é um ótimo sinal! Afinal, uma transformação completa na sua indústria exige alinhar objetivos, expectativas e fazer ajustes necessários. No processo, a infraestrutura é levada em consideração, há fases de testes e treinamentos. Enfim, são etapas que não podem ser abreviadas para a excelência da implantação.
4. Acreditar que a solução é estática
O ERP é tão efetivo porque é adaptável às necessidades e rotina de cada indústria. O sistema não é uma solução pronta e estática e, portanto, é fundamental verificar se o sistema escolhido permite as mudanças adequadas para a sua empresa.
5. Não treinar e capacitar seu time
O sistema deve ser utilizado corretamente para que se tenha o aproveitamento máximo. Por esse motivo, é fundamental que toda a equipe seja treinada e capacitada para a utilização plena do sistema.
A boa notícia é que a ACEDATA ajuda sua indústria com o treinamento! Estamos prontos para instruir seu time sobre como aproveitar ao máximo cada recurso do sistema. Te ajudamos a conquistar mais eficiência nas atividades da sua empresa.
O sistema ACEDATA ERP é uma solução completa para a gestão e integração da sua empresa. Nosso software é personalizado para diferentes tipos de indústria. Acesse a página da solução, saiba mais detalhes e agende uma apresentação sem custos!