fbpx

Entenda a importância de ter o selo ISO 9001 em sua empresa

Entenda a importância de ter o selo ISO 9001 em sua empresa

Muitas vezes as empresas questionam a utilidade da certificação do ISO 9001 sem entender muito bem para que ela serve.

Para te ajudar nesse assunto, preparamos esse conteúdo com uma explicação clara para você entender a importância do ISO 9001 e quais os benefícios que ela trará para seu negócio.

Boa leitura!

O que é o selo ISO 9001 e para que serve?

Para entender melhor para que serve a certificação ISO 9001, vamos conhecer sua origem. Ela funciona como uma norma de qualidade criada pela Organização ISO (International Organization for Standardization), em português, Organização Internacional de Normalização.

Essa empresa possui origem suíça e foi fundada nos anos 50 com a intenção de estruturar normas para que as empresas de todo o mundo seguissem certos padrões de qualidade e forma de operação. No Brasil, quem toma a frente no controle da ISO é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A certificação ISO 9001 em si, tem objetivo de criar um padrão internacional de qualidade na prestação de serviços ou produção e venda de produtos, o que facilita a exportação e visa reduzir possíveis custos de fabricação.

Nas empresas, essa certificação as ajuda a alcançar uma boa eficiência de trabalho com metas estruturadas que melhoram sua operação e produção, assim como a entrega de produtos e serviços com qualidade padronizada.

Ainda que não seja uma certificação obrigatória, o mercado opta cada vez mais em fazer negócio com empresas que possuem o ISO 9001, exigindo que a empresa esteja certificada. Isso acontece não só na exportação de produtos, mas também dentro de nosso território nacional.

Importância do ISO 9001 em sua empresa

Confira abaixo a importância que a certificação ISO 9001 tem para os negócios e como ela contribui para uma melhor gestão e garante melhores oportunidades de negócio no mercado:

Melhora a satisfação do cliente

Quando se administra um negócio, um dos principais objetivos é entregar produtos e serviços que realmente sejam o que os consumidores buscam. Nem sempre é fácil atender os clientes com o que eles esperam exatamente. Isso fica mais fácil com a gestão de qualidade baseada na ISO 9001.

A certificação direciona uma estratégia que ajuda a entender melhor seu público, seus desejos, necessidades, seu estilo de vida, comportamento, opinião e outras características que ajudam o negócio a moldar o que oferecem conforme as reais necessidades do mercado e dos consumidores.

Reduz erros e desperdícios

O ISO 9001 ainda ajuda seu negócio a otimizar, padronizar e melhorar o nível de eficiência de seus processos. Isso é feito pela busca da redução de erros e desperdícios que podem prejudicar o desempenho de sua operação, detectando as falhas e corrigindo-as.

Isso não só garante processos mais assertivos, mas impacta até mesmo no preço final do produto e em seu desempenho, o que resulta em clientes mais satisfeitos e aumenta a chance de fidelizá-los. Isso traz relacionamentos mais duradouros e ajuda a aumentar seus lucros.

Padroniza a qualidade de seus produtos

Com a implementação da ISO 9001, você poderá aumentar a qualidade do que oferece, já que poupando dinheiro e recursos, é possível realizar investimentos para desenvolver melhorias ou até novos produtos.

Ainda, isso ajuda no contexto interno, oferecendo melhores formações aos colaboradores, criação de novas vagas e pontos de venda, assim como aperfeiçoar sua forma de comunicação e estratégias de marketing.

Possibilita tomadas de decisão mais assertivas

Como a ISO 9001 ajuda a empresa a prever riscos e colabora com processos mais estruturados, é possível tomar decisões mais corretas com base em previsões e conforme seus objetivos.

O acompanhamento constante de dados possui um papel importante nesse ponto e guiará sua equipe de forma mais fácil quando precisarem tomar decisões importantes.

Desenvolve uma cultura de melhoria contínua

A ISO 9001 também ajudará seu negócio a desenvolver uma cultura de melhoria contínua através de análises sistemáticas dos processos e até de sua forma de operação comercial.

Isso contribui para que o negócio esteja sempre se desenvolvendo e buscando novas soluções que ajudarão a alcançar novos patamares na produção, no atendimento e, consequentemente, nas vendas, tornando seu negócio mais competitivo no mercado.

Agora que entendeu melhor sobre a ISO 9001, saiba que é importante garantir uma consultoria especializada na certificação para guiar seu negócio no processo de implantação de forma muito mais fácil e gastando menos.

Conheça a ACEDATA, uma empresa focada no segmento industrial e químico que oferece um software completo para gestão empresarial (ERP) com as melhores tecnologias do mercado, possibilitando melhorar sua produtividade, reduzir custos, minimizar erros e melhorar o fluxo de informações entre seus departamentos.

Conheça mais sobre a ACEDATA e seus 20 anos de mercado, é só agendar uma apresentação sem qualquer custo para conhecer as soluções completas da empresa!

Compartilhe:

LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Facebook
Com experiência de 25 anos atendendo indústrias de todos os portes, o ACEDATA ERP é a solução em Gestão Empresarial, completa e especializada no segmento industrial, que deixará a rotina mais ágil, prática e eficiente.
O melhor aliado da sua equipe de vendas, onde ela estiver, de qualquer dispositivo Android conectado à internet. Em conjunto com o ACEDATA ERP, todos os dados são sincronizados em tempo real.
Eleve a tomada de decisões de sua indústria para outro patamar, com o nosso Business Intelligence. Acesso completo à todas informações e relatórios, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Leia também:

Envie os dados abaixo em breve nossa Central de Vendas entrará em contato.

Preencha todos os dados abaixo e clique em solicitar