Toda empresa que trabalha com a gestão de produtos precisa ter um excelente controle de estoque para armazenar os produtos e movimentá-los corretamente, garantindo produtividade e evitando diferentes tipos de problemas.
Aqui, vamos focar no controle de estoque por lotes, uma modalidade diferente do controle de estoque tradicional devido a algumas características, como o rastreamento de produtos, por exemplo.
Confira tudo sobre o controle de estoque por lotes e aprenda como ele funciona:
O que é o controle de estoque por lotes?
O controle de estoque por lotes é uma maneira que visa armazenar e controlar produtos considerando critérios mais abrangentes, que analisa componentes como a matéria-prima usada nos produtos, os inacabados e os finalizados.
Esse controle por lotes se dá pela gestão desses insumos antes da produção e sobre os produtos acabados, onde a cada quantidade específica fabricada é atribuído um número que representa aquele lote.
Criar os diferentes lotes após a fabricação dos produtos permite que, caso necessário, seja feito um rastreamento dos itens produzidos com determinadas matérias-primas também catalogadas no sistema, sua data de validade ou outra característica específica.
Ao criar um controle de estoque por lote é possível entender a origem dos insumos usados para produzi-los, para quem foi vendido cada lote e onde os produtos se encontram, quantos já foram enviados e quando eles vencem.
Principais funções do controle de estoque por lote
Esse controle por lotes é comum na indústria química, de alimentos e de medicamentos, sendo exigido por diferentes órgãos para que o controle sobre qualidade e destino dos produtos seja feito de forma facilitada.
Quando problemas são identificados em algum item, é possível identificar todos os produtos fabricados junto àquele e solicitar o recall dos lotes, realizando o recolhimento dos itens com adulterações para tirá-los de circulação.
Ele ajuda também a identificar a origem dos insumos, de quem e quando foram comprados, o que permite alinhar melhores práticas com fornecedores, garantindo matérias-primas com a qualidade esperada.
Essa estratégia de controle de estoque por lotes também contribui para um maior controle sobre possíveis falsificações e extravios, já que existe uma completa base de dados que detalha quem comprou cada lote e seu destino final.
Como funciona o controle de estoque por lotes?
O controle começa na determinação de quais matérias-primas serão usadas nos produtos, definindo o número de registro do lote e quantos produtos cada um possui.
Após o produto ser envazado ou embalado, são as embalagens que permitem a identificação do lote produzido, tanto pelo número do lote impresso, como através de códigos de barra que serão facilmente lidos por sensores próprios para esse fim, seja na movimentação do estoque ou na separação para envio aos clientes.
E para facilitar o rastreamento de produtos de um lote específico, a indústria criou um código exclusivo para isso, chamado de “GS1 128″, que armazena dados particulares do produto e ajuda a cruzar informações de lote e validade, também com leitura através de bipagem do código.
Com um sistema como o ACEDATA ERP, o controle de estoque por lotes é muito facilitado, pois todos os dados são unificados, evitando planilhas e consequentemente o retrabalho.
Com mais de 25 anos de experiência, oferecemos sistemas ERP focados no segmento industrial utilizando as melhores tecnologias do mercado, o que possibilita controle da produção, melhorias na produtividade, redução de custos e erros, além de vários outros benefícios. Agende agora uma apresentação sem custos!