fbpx

Conheça os 4 tipos de implementação ERP

Conheça os 4 tipos de implementação ERP

Um empresário possui muitos desafios a serem superados, de modo que é essencial saber gerenciar os recursos da empresa, o que representa economia de despesas e possibilita alcançar objetivos e metas.

No entanto, nem sempre é fácil fazer a gestão de recursos, especialmente em pequenas e médias empresas em que a equipe de funcionários muitas vezes precisa de desdobrar para dar conta de todas as tarefas do dia-a-dia.

Como você verá neste conteúdo, um sistema ERP facilita a gestão de recursos da sua empresa, possibilitando que a sua equipe tenha foco em outras atividades que necessitam atenção.

Neste texto você vai conhecer o sistema ERP, sua importância para uma empresa e o seu funcionamento. Boa leitura!

Veja também: Saiba como fazer a gestão de materiais na indústria química.

O que é um sistema ERP

Trata-se de um software de gestão empresarial que automatiza processos e procedimentos, armazena dados e unifica a verificação de resultados. ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning. Em tradução livre, significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”.

Unificando informações e automatizando processos, o ERP facilita o fluxo de produção da empresa, além de possibilitar melhor comunicação entre as diferentes áreas da empresa.

Cada setor da empresa necessita de um sistema específico para executar as tarefas diárias. Nesse sentido, a função do ERP é integrar todos os dados em um único sistema, fazendo que todos na empresa tenham acesso ao que é necessário.

Por exemplo, é possível que o Financeiro tenha acesso simultâneo, real e automático aos dados lançados pelo RH, como faltas e horas extras. O Marketing pode alinhar campanhas conforme a necessidade do Comercial e nos meios que a Logística suporta.

Acessando dados lançados pelo Comercial, a Logística pode se planejar para encaminhar produtos de forma mais organizada, assim, evitando erros e atrasos. Todos estes exemplos aumentam a eficiência geral da empresa, diminuem dificuldades, além de evitar várias falhas e ruídos de comunicação.

Como funciona um sistema ERP

O principal objetivo de um ERP é organizar o volume gerado pelos diversos sistemas da empresa, fornecendo módulos que auxiliam na gestão da empresa.

Desta forma o ERP fornece:

  • Rápida integração entre setores;
  • Fluxo único de informação;
  • Acompanhamento em tempo real de dados;
  • Tomada de decisões ágeis;
  • Automatização de processos.

Tipos de ERP

Existem diversos tipos de ERP disponíveis para atender a demanda da sua empresa. São eles:

ERP Legado

Foi uma das primeiras versões de ERP, tornou-se, desta forma, obsoleto e limitado, sem atender as necessidades tecnológicas atuais.

ERP Back Office

Voltado para e-commerce, é defasado e não possibilita uma gestão fiscal e contábil.

ERP Verticalizado

Trata-se de uma solução para lojas físicas e é voltado para o varejo. Possui a limitação de não poder integrar lojas físicas e virtuais. Desta forma, é usado para funcionalidades específicas.

ERP Customizável

É uma versão moderna e robusta, possibilita uma gestão eficiente com flexibilização das regras do negócio, pode fornecer módulos conforme a demanda da empresa. Adapta-se a um crescimento escalável.


Com o ACEDATA ERP fornecemos mais organização, controle e resultados para a sua indústria.

Agende agora mesmo uma apresentação sem custos!

Compartilhe:

LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Facebook
Com experiência de 25 anos atendendo indústrias de todos os portes, o ACEDATA ERP é a solução em Gestão Empresarial, completa e especializada no segmento industrial, que deixará a rotina mais ágil, prática e eficiente.
O melhor aliado da sua equipe de vendas, onde ela estiver, de qualquer dispositivo Android conectado à internet. Em conjunto com o ACEDATA ERP, todos os dados são sincronizados em tempo real.
Eleve a tomada de decisões de sua indústria para outro patamar, com o nosso Business Intelligence. Acesso completo à todas informações e relatórios, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Leia também:

Envie os dados abaixo em breve nossa Central de Vendas entrará em contato.

Preencha todos os dados abaixo e clique em solicitar