Já pensou em registrar todas as etapas do processo de produção industrial? É exatamente disso que se trata o apontamento de produção. Em outras palavras, o processo consiste em registrar do início ao fim tudo que acontece durante a produção industrial.
A seguir, entenda mais detalhes sobre o que é o apontamento de produção, como funciona e também as suas vantagens na aplicação industrial.
O que é apontamento de produção?
O apontamento de produção se trata de registrar todas as etapas percorridas por um item durante sua produção industrial. Dessa forma, há registros do início ao final da produção. Detectar possíveis erros é o principal objetivo do processo, além de ocorrências indesejadas e outros possíveis problemas.
Essas informações servem para realizar o controle de qualidade da produção. São dados interessantes para o planejamento industrial, afinal, é possível não apenas corrigir problemas no processo de produção, como antecipá-los e assim evitá-los.
Dessa forma, os dados captados durante a produção ajudam na tomada de decisões da direção, diminuem uma série de custos, além de otimizar o tempo. Afinal, com menos erros nos processos, a equipe passa a perder menos tempo com retrabalho na correção de problemas.
Na prática: como funciona?
O apontamento de produção é um procedimento realizado com o auxílio de tecnologia e ferramentas de automação. Para isso, as indústrias contam com o uso de câmeras, sensores, além de sistemas integrados, como o sistema ERP. Dessa forma, as informações são automaticamente criadas e repassadas aos responsáveis.
Há duas formas de realizar o apontamento, entenda:
Apontamento em tempo real
O apontamento é realizado assim que os eventos acontecem, ou seja, as informações são geradas e direcionadas automaticamente ao departamento responsável. Geralmente há um colaborador especialmente encarregado dessa função.
Apontamento de produção retroativo
Já o apontamento retroativo ocorre quando as informações da produção são coletadas durante o processo e analisadas após a produção. Essas informações podem ser analisadas com frequência diária, por hora ou outros períodos interessantes para cada indústria. Depois disso, as informações são armazenadas no sistema integrado (ERP).
Quais as vantagens para a indústria?
Esse processo funciona otimizando a produção industrial. Na indústria química, por exemplo, evita-se o desperdício de insumos, reações químicas indesejadas, entre outras perdas. Veja mais detalhes:
Mais planejamento e controle de produção
Ao ter acesso a todas as informações sobre a produção é possível não só ter mais planejamento para evitar erros, como acompanhar se o planejamento está sendo cumprido. Assim, é possível observar quanto tempo demora cada etapa, qual o uso de insumos em cada uma e se tudo está dentro do planejado.
Gestão de custos
Menos erros significa maior controle de custos. Além disso, é possível detectar desperdícios, otimizar o tempo e observar a quantidade de insumos utilizados. Assim, a indústria pode evitar prejuízos.
Rastreabilidade de produtos
Rastreabilidade significa saber exatamente onde estão os itens direcionados para um pedido. Ou seja, um lote passa a ser produzido e insumos são direcionados para ele. Isso permite detectar uma série de erros e garantir o controle de qualidade.
O apontamento de produção otimiza os processos industriais. Por meio de um sistema ERP sua indústria pode usar essas informações de forma estratégica. Entre em contato com a ACEDATA e agende uma apresentação sem custos.