Cada vez mais a tecnologia faz parte do nosso cotidiano. E quando pensamos em resolver os problemas organizacionais, as soluções que aliam tecnologia, total controle do estoque e produção são indispensáveis para agilizar os processos.
A seguir, conheça 5 problemas organizacionais que o sistema ERP ajuda a resolver na sua empresa.
1. Gestão de estoque
O estoque é o coração da empresa. É preciso que ele se mantenha equilibrado, ou seja, que não faltem produtos ou insumos para a produção e nem que o estoque fique parado. Afinal, estoque parado significa capital parado que poderia ser investido em outros setores da empresa.
Desta forma, o sistema ERP, por integrar os diferentes setores da empresa, auxilia em uma gestão estratégica do estoque. Por meio do sistema ERP é possível encontrar rapidamente um determinado item e acelerar o prazo de entrega, entre outros benefícios relacionados ao estoque.
2. Gestão de produção
O sistema ERP automatiza os processos da produção, as análises de qualidade dos produtos acabados e matérias primas, permite a rastreabilidade do início ao final do processo e muito mais.
Abandone processos manuais e veja seu time se dedicar ao que realmente importa na sua empresa.
3. Fluxo de caixa
Atualizar o fluxo de caixa de acordo com o que entra e sai, tanto do estoque, como no caixa, é um dos maiores desafios de uma empresa, independente do seu número de vendas. Com o sistema ERP é possível controlar as finanças, sabendo exatamente quanto entrou e quanto saiu do caixa durante o dia. A melhor parte é que as atualizações são automáticas, sem a chance de erros por preenchimentos incorretos.
As análises de fluxo de caixa também são beneficiadas pelo sistema ERP. Por meio dos registros é possível saber sobre as movimentações no período de uma semana, um mês ou outros períodos. Isso fornece uma análise total do caixa, permitindo cortar ou investir de acordo com os dados coletados.
4. Segurança de dados
Com o avanço da tecnologia, se tornou importante não só automatizar processos, como agregar mais segurança para estes. De acordo com a LGPD – Lei Geral da Proteção de Dados, as empresas são responsáveis por resguardar dados e informações sensíveis de seus clientes e funcionários. Desta forma, é preciso que os dados sejam manipulados apenas quando necessário e de forma segura.
O sistema ERP permite que informações sensíveis, como dados pessoais de clientes e funcionários não sejam expostos a qualquer pessoa. O sistema ainda resguarda dados sensíveis da empresa, com etapas de autenticação e acessos liberados de acordo com o nível de confiabilidade concedido a cada colaborador.
5. Automatização de processos manuais: sem riscos de falhas
Processos manuais são a causa de diversos problemas organizacionais para uma empresa. Imagine o problemão causado por um número preenchido errado em uma planilha de estoque. Se a empresa acredita que tem mais estoque do que possui, corre o risco de ficar sem insumos e atrasar toda a produção. Imagine só o prejuízo.
Atividades realizadas de forma manual ainda são responsáveis por comprometer o tempo de trabalho. Ao automatizar essas tarefas, a empresa não só evita uma série de erros, como também ganha mais produtividade.
Um sistema ERP é a solução que a sua empresa precisa para ser um negócio mais tecnológico e pronto para o futuro. Entre em contato com a ACEDATA e agende uma apresentação sem custos.