fbpx

2017: Produção Industrial ainda longe do ideal

2017: Produção Industrial ainda longe do ideal

Recente estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, apesar da queda da produção industrial brasileira em relação a dezembro/16, é possível identificar uma alta de 1,4% em relação à janeiro de 2016, depois de 34 meses seguidos de queda nessa mesma base de comparação (mês a mês). Em 12 meses, os números indicam uma baixa de 5,4%.

O cenário ainda representa um mercado em recessão. Apesar da melhora nos índices de produção, que deve ser relativizada pois as possibilidades de análise e comparação são diversas, os índices ainda ficam muito distantes quando comparados ao pico da produção industrial recente no país, identificado em 2013 antes da consolidação da crise política e econômica.

As avaliações positivas estão relacionadas principalmente pela evolução das indústrias chamadas extrativas (minérios de ferro, petróleo e gás natural), setor automotivo e de equipamentos de informática e eletrônicos. Por outro lado, produções de derivados de petróleo e biocombustíveis, máquinas, indústria de base, equipamentos e materiais elétricos continuam em queda colaborando para a lenta recuperação dos números da economia.

O projeto de crescimento da economia do país, que não se concretizou, vem afetando os números de forma enfática desde 2015 e atingiu seu ápice em 2016, com um cenário que incluiu uma produção muito abaixo da capacidade, máquinas e pólos produtivos parados, funcionários sem serviço e instalações abandonadas.

Especialistas apontam 2018 como um ano para o início de um processo de recuperação que possa ser sentido na prática, dependendo é claro de como o Governo irá lidar durante todo o ano de 2017 com as diferentes manifestações e necessidades para a retomada da indústria. Ao que parece, o fundo do poço já passou, mas trata-se de um poço fundo demais para que a recuperação seja rápida, muito menos ainda para que seja simples.

Compartilhe:

LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Facebook
Com experiência de 25 anos atendendo indústrias de todos os portes, o ACEDATA ERP é a solução em Gestão Empresarial, completa e especializada no segmento industrial, que deixará a rotina mais ágil, prática e eficiente.
O melhor aliado da sua equipe de vendas, onde ela estiver, de qualquer dispositivo Android conectado à internet. Em conjunto com o ACEDATA ERP, todos os dados são sincronizados em tempo real.
Eleve a tomada de decisões de sua indústria para outro patamar, com o nosso Business Intelligence. Acesso completo à todas informações e relatórios, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Leia também:
Produção Industrial

2017: Produção Industrial ainda longe do ideal

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Mais organização, controle e resultados.

Leia também:

Venda com agilidade, segurança e desempenho.

Envie os dados abaixo em breve nossa Central de Vendas entrará em contato.

Preencha todos os dados abaixo e clique em solicitar