O sistema ERP é um software que reúne dados, ferramentas e processos da sua empresa em uma única plataforma. Investir nessa tecnologia significa também investir na infraestrutura de TI, tornando toda a indústria mais inovadora.
A seguir, trouxemos 4 motivos que mostram por que apostar em um sistema ERP é investir na infraestrutura de TI. Boa leitura!
1. Mais segurança para os dados da empresa
Uma das maiores preocupações com o setor de TI de uma empresa é a questão da segurança de dados. É extremamente importante garantir que eles estejam seguros contra possíveis vazamentos, fraudes, proteger contra acessos indevidos, além de garantir que os dados não se percam diante de problemas como máquinas danificadas.
Nesse sentido, investir em um sistema ERP significa investir em mais segurança para a infraestrutura de TI. Isso porque o sistema armazena os dados de forma segura, contra perdas, acessos indevidos ou vazamentos, além de realizar backups periódicos automatizados. O sistema ERP conta com níveis de acesso, permitindo que determinadas pessoas da equipe acessem apenas os dados relevantes para o desempenho da sua atividade.
Outro ponto é que o sistema permite uma melhor organização desses dados, ficam todos integrados no sistema e disponíveis para o acesso, incluindo de forma remota.
2. Redução de custos com TI
Comumente muitos gestores acreditam que investir em um sistema ERP significa ter mais gastos com o setor de TI. Contudo, trata-se de um investimento com uma série de retornos, além de dispensar a contratação de funcionários extras para operar o sistema.
Não é preciso, por exemplo, ter um servidor interno. Ou então, adquirir equipamentos inacessíveis ou que só podem ser operados por uma equipe especializada. Logicamente a implantação de um sistema ERP é acompanhada de uma etapa de treinamento da equipe, mas não é necessário um conhecimento em TI para utilizar o software.
Outra preocupação é em relação às máquinas. A empresa pode até precisar investir em novos computadores para rodar o sistema, mas ele funciona perfeitamente em máquinas de configuração simples. Além disso, a empresa não precisará se adaptar para receber um servidor interno, como uma sala climatizada e custos extras na conta de energia.
Em outras palavras, apostar em um sistema ERP significa investir no setor de TI, sem gastar muito com isso e com diversos benefícios.
3. Mobilidade
Outro fator relevante é a mobilidade. O sistema ERP permite que os dados sejam acessados a qualquer momento, pelas pessoas autorizadas e de qualquer lugar. É literalmente o controle do seu negócio na palma da sua mão.
4. Automação
Pare e pense quantos processos na sua indústria hoje são manuais e, por isso, demorados. Apostar no sistema ERP garante que cálculos sejam feitos de maneira automática, Notas Fiscais são expedidas automaticamente, entre outras atividades. E o melhor: sem uma equipe de TI apenas para isso.
Como vimos, investir em um sistema ERP significa apostar em melhorias para a TI da sua empresa. Sem precisar contratar mais pessoas, sem investir de forma expressiva na infraestrutura da empresa e com muitas facilidades.
Conte com a ACEDATA nesse processo! Entre em contato e agende uma apresentação sem custos.