A NetBase, referência mundial de análise de mídias sociais, acabou de lançar no último dia 15/08 o resultado da 3ª edição do NetBase Top 100 Global Brand Love List. Trata-se de uma lista que elenca as marcas mais amadas do mundo, de acordo com um complexo e eficiente monitoramento de dados, a partir de sites como Twitter, Instagram e Facebook. Os resultados podem ser monitorados em 42 idiomas e representam, pelo que é “dito” nas redes sociais, a repercussão e a percepção de marcas junto aos consumidores em um mundo cada vez mais conectado.
O resultado não chega a ser surpreendente, ainda mais para quem acompanha tecnologia: a marca mais amada do mundo, seguindo a pesquisa da NetBase, é o Facebook. A maior rede social virtual do mundo, fundada pelo estudante da universidade de Harvard, Mark Zuckerberg assumiu o topo da lista após uma extensa análise de interações e citações das marcas nas redes sociais entre maio de 2016 e julho de 2017.
Pelos resultados da pesquisa, o grande destaque fica por conta das empresas de tecnologia, que normalmente conseguem o feito de tornarem-se muito mais próximas de seus consumidores: Amazon, eBay, Apple e Snap ocupam os outros lugares do ranking até o 5º lugar, nessa ordem.
Ainda na sequência, as marcas Disney, Pokémon Go, Etsy, Netflix e Sony completam o seleto time das 10 marcas mais amadas do mundo. Destaque também para marcas cuja posição ficou abaixo do esperado, como Samsung (aparece em 24º lugar), Microsoft (25º lugar) e Google (29º lugar).
A plataforma da Netbase, vale dizer, é utilizada por grandes corporações e por gestores de campanhas eleitorais mundo afora, com o objetivo de levantar índices e estatísticas em mídia social de marca e popularidade. Para tanto, são monitorados bilhões de posts diários por segundo, extraindo sentimento dos textos e recuperando imagens, com legendas, hashtags e descrições, considerando sempre o conteúdo e o idioma, que permitem o refinamento dos relatórios e análises, apontando caminhos para campanhas de marketing, abordagens, estratégias comerciais e posicionamento. Como exemplo, podemos citar a última eleição americana de Barack Obama, da chanceler alemã Ângela Merkel e campanhas globais de marcas como Coca-Cola, Walmart e Ogilvy.