CONFIRA algumas das dúvidas mais comuns sobre o Cadastro Positivo no nosso TIRA DÚVIDAS

Com o objetivo de auxiliar clientes e parceiros e esclarecer as informações sobre o Cadastro Positivo e as Empresas Fonte, incluímos aqui algumas das dúvidas mais comuns que podem surgir quanto ao processo.

A Lei do Cadastro Positivo conflita com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)?

A Lei 12.414/2011 – Lei do Cadastro Positivo – opera em conformidade com a LGPD, pois atua em todo o tratamento de dados pessoais com a finalidade da Proteção ao Crédito (permitida pela LGPD), estabelecendo os requisitos adicionais que devem ser observados pelos Gestores de Bancos de Dados, Fontes e Consulentes, quando o tratamento envolver informações de Cadastro Positivo.

A Boa Vista é uma gestora de Banco de Dados certificada pelo BACEM e possui a ISO/IEC 27701:2019 – Sistema de Gestão da Privacidade da Informação, que comprova seu compromisso com a LGPD.

Portanto, fique tranquilo: Faça parte do Cadastro Positivo e contribua com o mercado de forma ética, responsável e totalmente alinhada com as diretrizes de gestão de Banco de Dados.

Já compartilho dados com outras gestoras de Banco de Dados. Isso é um problema?

Essa é outra dúvida bem comum. Conforme determina a lei do Cadastro Positivo, as empresas consideradas Fontes do Cadastro Positivo precisam compartilhar informações com todos os gestores de banco de dados que a solicitarem, mesmo que a empresa já compartilhe dados com algum outro bureau de crédito.

Ou seja, você pode (e deve) compartilhar os dados com a Boa Vista mesmo se já compartilha com outras empresas, afinal o Cadastro Positivo é democrático e vem crescendo de forma bastante rápida no país. Quanto mais você compartilha, mais você colabora com o mercado de crédito e tem possibilidades de aumentar suas vendas e faturamento.

Inclusive, compartilhar os dados é muito prático, já que a ACEDATA é homologada pela Boa Vista e está pronta para apoiar todo o processo de compartilhamento. Essa parceria permite mais facilidade e agilidade no envio e nos procedimentos para a adaptação à Lei.

Se tiver dúvidas, entre em contato com a ACEDATA. Bons negócios!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Mais organização, controle e resultados.

Leia também:

Venda com agilidade, segurança e desempenho.

Baixe gratuitamente o Calendário SPED 2021
e fique em dia com suas obrigações fiscais.