Planejamento é a palavra-chave para o sucesso de qualquer empresa. Certamente quem tem um negócio já compreende que a organização é fundamental para a gestão de todos os setores de uma empresa. Contudo, quando falamos em gestão financeira, ele é ainda mais importante. Hoje, vamos falar sobre como o sistema ERP ajuda a organizar a gestão financeira da sua empresa.
Controle do fluxo de caixa
O fluxo de caixa diz respeito às movimentações financeiras que acontecem na sua empresa. Muito mais do que o lucro, o fluxo de caixa trata da gestão das contas a pagar, valores recebidos no dia, além de toda e qualquer entrada e saída de dinheiro. Dessa forma, controlar o fluxo de caixa é fundamental para compreender o lucro real da empresa e conhecer a situação financeira real do negócio.
Empresas podem ser lucrativas e ao mesmo tempo chegar à falência, afinal, a gestão do fluxo de caixa pode estar desequilibrada. Ou seja, mesmo tendo lucro, o tempo entre o recebimento pelas vendas e as contas a pagar podem ser distintos, o que leva a graves desequilíbrios no caixa.
O sistema ERP é interessante para organizar a gestão financeira das empresas justamente por automatizar essas informações. Dessa forma, o setor financeiro precisa apenas incluir informações relacionadas à pagamentos e recebimentos no sistema. O ERP, então, é capaz de gerar gráficos sobre o fluxo de caixa, além de trazer projeções para a indústria.
Mais produtividade
Outra vantagem do ERP para a organização financeira está relacionada à produtividade. Afinal, uma das funções do ERP é automatizar uma série de atividades relacionadas a diferentes etapas da produção. O ERP otimiza o estoque, é capaz de trazer apontamentos de produção, gerar gráficos financeiros automaticamente e muito mais.
Com isso, uma série de erros são evitados durante os processos de produção, evitando-se a perda de estoque, além do próprio setor financeiro ganhar mais tempo. Afinal, o setor financeiro só precisa inserir os números e tomar decisões com base nos gráficos automaticamente gerados.
Supervisão em tempo real
O apontamento de produção ou a supervisão em tempo real, é uma técnica que permite acompanhar de perto todas as etapas de produção na indústria. Com essa supervisão é possível verificar problemas e resolvê-los assim que acontecem, evitando desperdício de insumos, além de garantir o controle de qualidade.
Outra vantagem é que é possível antecipar erros, otimizando a produção e evitando desperdícios financeiros.
Cálculo de custos
O sistema ERP também permite o cálculo do custo e formação do preço de venda por produto e por embalagem. Ou seja, o sistema calcula automaticamente o preço do produto, com base nas diferentes variáveis de custos da indústria: insumos, maquinário, equipe, entre outros.
Assim, a empresa pode vender seu produto por um preço estratégico, considerando seus custos e o seu lucro.
O sistema ERP otimiza a gestão da sua empresa, especialmente quando falamos em gestão financeira. Por meio desse sistema, a empresa tem mais organização, conhece seu fluxo de caixa, precifica melhor seus produtos e ganha com a produtividade.
Gostou das vantagens? Entre em contato com a ACEDATA e agende uma apresentação sem custos.