fbpx

China inova ao entregar encomendas com drones

China inova ao entregar encomendas com drones

As inovações permitidas com o uso frequente de drones são cada vez maiores. Prova disso é a utilização dessa tecnologia para entregas de pedidos e encomendas na China, país mais populoso do mundo e uma das economias mais fortes do planeta. Mas calma! Por enquanto os drones ainda não entregam os pedidos direto ao comprador, mas sim a encarregados em cidades próximas para facilitar a logística. A tecnologia é usada com frequência também em regiões montanhosas e remotas, reduzindo custos de transporte e ganhando agilidade quando necessário.

Essa façanha é obra da JD.com, empresa chinesa de e-commerce e uma das maiores varejistas do país, com sede em Pequim, que ostenta o título de líder mundial em alta tecnologia e entregas através de drones e robôs. A empresa possui também o maior sistema de produção e capacidade de entrega de drones do mundo.

Vale lembrar que, na China, o espaço aéreo é altamente controlado e a utilização dos drones em vôos é proibida em grande parte do país. Com isso, essa logística ganha importância nas regiões rurais e fora dos grandes centros. A JD possui atualmente permissão do Governo Chinês para realizar as entregas via drones em apenas 04 das 30 regiões administrativas que o país possui. Para atender essa demanda, existem hoje 40 drones em operação logística para a empresa.

Atualmente, a empresa divulga que 6 dos 7 modelos utilizados com frequência são elétricos. O único que não faz parte dessa lista é o maior equipamento da linha de produção da empresa, que funciona com gasolina, possui aproximadamente 2 metros de envergadura e capacidade para o transporte de encomendas de até 30kg.

Mas a JD não voa sozinha nesse mercado: sua principal concorrente, a gigante Alibaba, concentra hoje 80% do comércio eletrônico na China, e também trabalha com o objetivo de avançar a atuação sobre as regiões rurais e afastadas do país, com um público potencial estimado em 650 milhões de pessoas.

Mas a diferença é que, enquanto a Alibaba foca em áreas que vivem praticamente só de comércio eletrônico, a JD busca um caminho alternativo, expandindo e qualificando os serviços de logística e entrega, não só limitados à utilização dos drones, mas também planejando em conjunto com parceiros a construção de miniaeroportos para a utilização coordenada dos equipamentos, reduzindo com isso custos de transporte em até 70%.

Compartilhe:

LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp
Facebook
Com experiência de 25 anos atendendo indústrias de todos os portes, o ACEDATA ERP é a solução em Gestão Empresarial, completa e especializada no segmento industrial, que deixará a rotina mais ágil, prática e eficiente.
O melhor aliado da sua equipe de vendas, onde ela estiver, de qualquer dispositivo Android conectado à internet. Em conjunto com o ACEDATA ERP, todos os dados são sincronizados em tempo real.
Eleve a tomada de decisões de sua indústria para outro patamar, com o nosso Business Intelligence. Acesso completo à todas informações e relatórios, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
Leia também:
Drones

China inova ao entregar encomendas com drones

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email

Mais organização, controle e resultados.

Leia também:

Venda com agilidade, segurança e desempenho.

Envie os dados abaixo em breve nossa Central de Vendas entrará em contato.

Preencha todos os dados abaixo e clique em solicitar