A primeira fase do eSocial para empresas com faturamento inferior a R$ 78 milhões, que corresponde aos cadastros como empregadores no sistema e o envio das tabelas, teve seu cronograma estendido de agosto para setembro de 2018.
Com isso, a segunda fase de implantação também para o mesmo grupo de empresas que seria iniciado agora no mês de setembro acabou sendo prorrogado para outubro, com data de início prevista para o dia 10. Nessa segunda fase, os empregadores deverão informar ao eSocial os dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas, os chamados eventos não periódicos.
A mudança, segundo o eSocial, irá beneficiar mais de 3 milhões de empresas e permitir que elas tenham mais tempo para prestar as informações iniciais e as tabelas, conforme definido na Resolução nº 04/2018 do Comitê Diretivo do eSocial.
Em relação às empresas do chamado primeiro grupo (com faturamento superior a R$ 78 milhões) não houve nenhuma mudança no cronograma, os dados devem continuar sendo enviados para o eSocial e a próxima exigência é o envio dos dados de segurança e saúde do trabalhador previsto para Janeiro de 2019.